Reflexões histórica e epistemológica da demonstração da lei dos senos e seus possíveis obstáculos ao conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13185Keywords:
Demonstrações Matemáticas. Lei dos Senos. Obstáculos Epistemológicos.Abstract
Os estudos sobre trigonometria impulsionam discussões que fomentam inúmeras pesquisas na área da Educação Matemática. Assim, levantou-se a hipótese da existência de obstáculos no processo de construção da demonstração da Lei dos Senos. Nesta pesquisa, são apresentados os resultados de uma investigação que teve por objetivo refletir sobre o cenário histórico e epistemológico da demonstração da Lei dos Senos destacando os pontos de inércia e lentidões (obstáculos epistemológicos) associados à concepção deste conteúdo. Para a condução metodológica foi desenvolvida uma análise histórica e epistemológica para compreender o contexto e os obstáculos referentes ao conhecimento estudado. O arcabouço teórico apoiou-se nos conhecimentos sobre a história da matemática e dos estudos referente aos obstáculos epistemológicos. Da investigação, constatou-se a necessidade em estudar os marcos a respeito da Lei dos Senos pois os indícios demarcados na história da matemática apresentam poucos elementos para investigação desse campo do conhecimento.Downloads
References
Almouloud, S. A. (2007). Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR.
Bachelard, G. (1996). A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto.
Boyer, C. B. (2012). História da matemática. (E. F. Gomide, Trad.) São Paulo: Edgard Blücher.
Domingues, H. H. (setembro de 2002). A demonstração ao longo dos séculos. Bolema, 15, 55-67.
Euclides. (2009). Os Elementos. (I. Bicudo, Trad.) São Paulo: UNESP.
Eves, H. (2004). Introdução à história da matemática. (H. H. Domingues, Trad.) Campinas: UNICAMP.
Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2009). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos (3ª ed.). Campinas/SP: Autores Associados.
Fonseca, L. S. (2011). Aprendizagem em trigonometria: obstáculos, sentidos e mobilizações. São Cristóvão: UFS.
Fonseca, L. S. (2012). Funções trigonométricas: elementos "de" & "para" uma Engenharia Didática. São Paulo: Livraria da Física.
Fonseca, L. S. (2015). Tese de doutorado. Um estudo sobre o ensino de funções trigonométricas no ensino médio e no ensino superiro no Brasil e França, 495. São Paulo: Universidade Anhanguera de São Paulo.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar um projeto de pesquisa (4ª ed.). São Paulo: Atlas.
Iezzi, G. (2004). Fundamentos de matemática elementar 3: trigonometria (8ª ed.). São Paulo: Atual.
Lima, E. L., Carvalho, P. C., Wagner, E., & Morgado, A. C. (2010). Temas e problemas. Rio de Janeiro: SBM.
Lima, E. L., Carvalho, P. C., Wagner, E., & Morgado, A. C. (2012). A matemática para ensino médio (10ª ed., Vol. 1). Rio de Janeiro: SBM.
MEC, M. d. (18 de dezembro de 2009). Resolução n. 150. Aprova alterações no Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação em Matemática habiltação Licenciatura Diurno (curso 150) e Noturno (curso 152) e da outras providências. São Cristóvão, Sergipe, Brasil: Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Sergipe.
Santos, M. P. (2019). Expectativas neurocognitivas da atenção em uma sequência de ensino para a habilitação do raciocínio axiomático durante a aprendizagem da demonstração da Lei dos Senos. Dissertação, 144. São Cristóvão, Sergipe, Brasil: Universidade Federal de Sergipe.
Silva, I. C., & Pereira, A. C. (13-16 de julho de 2016). XII Encontro Nacional de Educação Matemática. O estudo de fontes históricas: o caso do problema 56 do papiro de Rhind para o estudo de pirâmides. São Paulo, São Paulo, Brasil: SBEM. Fonte: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7046_3948_ID.pdf.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.