Tecnologias Digitais no ensino de Matemática: desafios e possibilidades no primeiro Ciclo de Formação Humana
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.12808Keywords:
Concepções, Práticas, Ensino-aprendizagemAbstract
O presente estudoteve como objetivo compreender as concepções acerca das tecnologias e das TDs utilizadas por professores que atuam no primeiro Ciclo de Formação Humana no município de Araputanga, Mato Grosso, e, assim, fornecer subsídios para ampliar discussões em relação a essa temática. A pesquisa foi desenvolvida com sete professoras que atuam em escolas públicas no município de Araputanga, estado de Mato Grosso. A metodologia, de cunho qualitativo, com foco na pesquisa de campo, teve como instrumentos de produção de dados um questionário, contendo perguntas abertas, e a observação in loco. Os resultados mostraram que as TDs ainda não são plenamente adotadas como recursos em sala de aula. Essa lacuna pode ser explicada devido à insegurança e à falta de domínio na área tecnológica por parte das professoras e também devido à falta de equipamentos e de laboratórios de informática, o que, consequentemente, dificulta o desenvolvimento de práticas metodológicas que envolvam o uso das TDs.Downloads
References
Almeida, R. F. L. de A. (2015) Das tecnologias às Tecnologias Digitais e seu uso na educação matemática. Nuances: estudos sobre Educação, v. 26, n. 2, p. 224-240. Disponível em: https://bit.ly/2AWZeR3.
Bittar, M.; Guimarães, S. D.; Vasconcellos, M. (2008) A integração da tecnologia na prática do professor que ensina matemática na educação básica: uma proposta de pesquisa-ação. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 84-94. Disponível em: https://bit.ly/3fTPvcN.
Borba, M. C.; Almeida, H. R. F. L. de; Gracias, T. A. de S. (2018) Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica.
Brasil. (2016) Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. 2.ª versão revista. Brasília. Disponível em: https://bit.ly/3fWaFHw.
Freitas, R. O.; Carvalho, M. (2017) Tecnologias móveis: tablets e smartphones no ensino da Matemática. Laplage em Revista, v. 3, n. 2, p. 47-61. Disponível em: https://bit.ly/31aE64t.
Garcia, M. F.; Rabelo, D. F.; Silva, D.; Amaral, S. F. (2011) Novas competências docentes frente às Tecnologias Digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87. Disponível em: https://bit.ly/2B8rno3.
Gerhardt, E. T.; Silveira, T. D. (2009) Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS.
Kenski, V. M. (2012) Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus.
Lévy, P. (1993) As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34.
Lisboa, P. (2013) Os softwares educativos e a construção de habilidades cognitivas na pré-escola. Revista Práticas de Linguagem, v. 3, n. 1, p.13-22. Disponível em: https://bit.ly/3fTuD5C.
Lorenzato, S. et al. (Org.). (2006) O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados.
Maltempi, M. V. (2008) Educação matemática e Tecnologias Digitais: reflexões sobre prática e formação docente. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 59-67. Disponível em: https://bit.ly/3ewD46D.
Minayo, M. C. S. (Org.). (2014) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2014.
Moran, J. M. (2000) Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus.
Moran, J. M. (2010) A escola que desejamos e seus desafios. Campinas: Papirus.
Nóvoa, A. (1991) Concepções e práticas de formação contínua de professores. In: Formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Lisboa: Dom Quixote. p. 15-38.
Pimenta, S. G. (1996) Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89. Disponível em: https://bit.ly/3fWdHvo.
Prensky, M. (2001) Digital natives, digital immigrants. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6. Disponível em: https://bit.ly/3euLFXy.
Procópio, E. R. (2017) Tecnologia e formação de professores: implicações da Educação à Distância. Curitiba: Appris.
Ramos, F. P. (2011) Tecnologia e educação. Para entender a história, ano 2, p. 01-06. Disponível em: https://bit.ly/2Ny7ZDv.
Santaella, L. (2010) A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus.
Souto, D. L. P. (2014) Transformações expansivas na produção matemática online. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica. E-book. Disponível em: https://bit.ly/2BFsV8V.
Schlemmer, E. (2006) O trabalho do professor e as novas tecnologias. Revista Textual. Porto Alegre, v. 1, n. 8, p. 33-42. Disponível em: https://bit.ly/2Z0Kx7q.
Villarreal, M.; Borba, M. (2010) Collectives of humans-with-media in mathematics education: notebooks, blackboards, calculators, computers and … notebooks throughout 100 years of ICMI. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, v. 42, n. 1, p. 49-62. Disponível em: https://bit.ly/2VgTM27.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.