Rigidez triangular: um estudo abordando o uso de material manipulável com o suporte da investigação matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.11646Keywords:
Investigação Matemática, Rigidez triangular, PIRP.Abstract
O presente trabalho apresenta uma proposta didática elaborada e aplicada no âmbito de atuação do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) da Universidade Federal Fluminense (UFF) financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É nesse contexto, que emergiu a seguinte questão de pesquisa: como a utilização de materiais manipuláveis dinâmicos para a construção e manuseio de estruturas poligonais pode favorecer a compreensão da noção de rigidez do triângulo posteriormente relacionando-a a utilização prática desta em construções? A sequência didática foi implementada com 28 alunos de uma turma de 7° ano. Como metodologia utilizou-se a investigação matemática com o suporte de materiais manipuláveis. Os resultados observados apontam para uma efetiva construção do conceito de rigidez triangular por parte dos alunos e as potencialidades de se utilizar materiais manipuláveis como suporte para práticas investigativas no ensino de geometria na educação básica.
Downloads
References
ABRANTES, P. (1999) Investigações em Geometria na Sala de Aula. In: E. Veloso, H. Fonseca, J. P. Ponte & P. Abrantes (Orgs.). Ensino da Geometria no Virar do Milénio. Lisboa: DEFCUL. p.153-167.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
Programa de Residência Pedagógica (2018). Recuperado a partir de https://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 20 set 2019.
FIORENTINI, D., MIORIM, M. A. (1990) Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, n. 7.
KALEFF, A. M. (2003) Vendo e entendendo poliedros: do desenho ao cálculo do volume através de quebra-cabeças geométricos e outros materiais concretos. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense.
LORENZATO, S. (2006) Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. (pp. 3-38). Campinas: Autores Associados.
MACHADO, G. C.(2016) O Estudo dos Triângulos através da observação de estruturas treliçadas e sua aplicação em competição de construção de pontes de espaguete Dissertação (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes-RJ).
MOREIRA, M. A., MASINI, E. F. S.(1982) Aprendizagem significativa. a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes.
PASSOS, C. L. B. (2006) Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de
professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de
Matemática na formação de professores.(pp. 77-92). Campinas: Autores Associados.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H.(2016) Investigações Matemáticas na Sala de Aula . 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
RÊGO, R. M.; RÊGO, R. G.(2006) Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na
formação de professores.(pp. 39-56). Campinas: Autores Associados,
SEVERINO, A. J. (207) Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed rev. São Paulo: Cortez.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.