GeoGebra-Ferramenta para Explorar Atividades Históricas sobre Números Figurados desde sua Representação Geométrica
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18280Palavras-chave:
História da Matemática. GeoGebra. Números Figurados.Resumo
Com este artigo, fruto de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, objetiva-se contribuir com discussões no cenário de pesquisas desenvolvidas na Educação Matemática, cuja temática versa sobre as possíveis articulações entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, a partir da descrição de atividades históricas, viabilizadas pelo software GeoGebra, referente aos Números Figurados (NF). Assim, intenciona-se adicionar a essas pesquisas novas possibilidades, pautadas no uso do software GeoGebra para o ensino de matemática, diante de problemas históricos, em específico sobre NF. Considera-se o referencial teórico sobre o uso de problemas históricos, a elaboração de atividades históricas e o uso de tecnologias digitais no ensino, em particular, o GeoGebra. Pondera-se que o uso do GeoGebra para a visualização de sequências numéricas estudadas pelos pitagóricos, ganha o caráter adicional a suas estruturas algébricas, a contar da exploração de seu caráter visual desde a exploração pelos computadores e/ou celulares.
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