GeoGebra-Ferramenta para Explorar Atividades Históricas sobre Números Figurados desde sua Representação Geométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18280

Palavras-chave:

História da Matemática. GeoGebra. Números Figurados.

Resumo

Com este artigo, fruto de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, objetiva-se contribuir com discussões no cenário de pesquisas desenvolvidas na Educação Matemática, cuja temática versa sobre as possíveis articulações entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, a partir da descrição de atividades históricas, viabilizadas pelo software GeoGebra, referente aos Números Figurados (NF). Assim, intenciona-se adicionar a essas pesquisas novas possibilidades, pautadas no uso do software GeoGebra para o ensino de matemática, diante de problemas históricos, em específico sobre NF.  Considera-se o referencial teórico sobre o uso de problemas históricos, a elaboração de atividades históricas e o uso de tecnologias digitais no ensino, em particular, o GeoGebra. Pondera-se que o uso do GeoGebra para a visualização de sequências numéricas estudadas pelos pitagóricos, ganha o caráter adicional a suas estruturas algébricas, a contar da exploração de seu caráter visual desde a exploração pelos computadores e/ou celulares. 

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Biografia do Autor

Adriana de Bortoli, FATEC de Lins

Faculdade de Tecnologia de Lins-Professor Antonio Seabra, FATEC e

PPGECNM- Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Lins, São Paulo, Brasil

Edwin Jun Iassanori Yassunaga, Faculdade de Tecnologia de LIns- Professor Antonio Seabra

 Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela da Faculdade de Tecnologia Professor Antonio Seabra- FATEC de Lins.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Bortoli, A. de, & Yassunaga, E. J. I. (2024). GeoGebra-Ferramenta para Explorar Atividades Históricas sobre Números Figurados desde sua Representação Geométrica. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(4), 92–111. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18280

Edição

Seção

Artigos