O Campo Conceitual de Função: uma análise de situações presentes no livro didático
an analysis of situations on schoolbooks
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17594Palavras-chave:
Teoria dos Campos Conceituais, Função, Livro DidáticoResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou identificar atividades e/ou situações-problema que têm sido trabalhadas nos Livros Didáticos de Matemática (6º ano e 7º ano) da 4ª edição da Coleção “A conquista da Matemática”, de José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci, aprovada no PNLD 2020, e que, provavelmente, permitem aos alunos construir os conceitos básicos de variável, dependência, correspondência, regularidade e generalização; conceitos esses importantes para a formalização do conceito de Função. Utilizando a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, após a análise das referidas atividades e/ou situações, foram evidenciados os seguintes resultados: a identificação de nove atividades que abordam o conceito de função no 6º ano e de vinte e uma atividades no 7º ano que abordam o conceito de função. Assim, destaca-se a importância de o professor identificar as atividades e relacioná-las ao conceito de Função por meio de abordagens em sala de aula.
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