O Estudo de Frações no 6º Ano do Ensino Fundamental a Partir da Metodologia da Sala de Aula Invertida
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17521Palavras-chave:
Educação Matemática, Sala de Aula Invertida, Anos finais do Ensino Fundamental, Aprendizagem cooperativa. Competências-chave. Educação primária. Integração de competências. Resolução de problemas matemáticos., FraçõesResumo
Apresenta-se a metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) com a temática Frações, desenvolvida com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Manaus, Amazonas. A pergunta de pesquisa foi: Como desenvolver uma Sala de Aula Invertida (SAI) para o estudo de frações, para o 6º ano do EF, de forma que os estudantes sejam protagonistas da aprendizagem com essa temática? O objetivo geral foi investigar a implementação (desenvolver, aplicar e avaliar) da metodologia SAI no estudo de frações no 6º ano do EF em uma escola estadual do município de Manaus/AM, de forma que os estudantes fossem protagonistas da própria aprendizagem e o professor atuasse como um mediador do processo de aprendizagem. A pesquisa possui uma abordagem qualitativo do tipo estudo de caso. Os resultados apontam que o desenvolvimento da SAI possibilitou que os alunos invertessem o tradicionalmente realizado nas aulas de Matemática, pois desenvolviam em horário extraclasse as videoaulas e em sala de aula, em grupos, realizavam as atividades com a mediação da professores/pesquisadora. As principais dificuldades foram: Falta internet para acessar as videoaulas; distrações ocasionadas por estarem utilizando um aparelho eletrônico com inúmeros aplicativos de entretenimento; explicações e intervenções extras que não constavam no planejamento e alguns estudantes dispersos nas aulas interativas, onde demandavam mais tempo para os desenvolvimentos das aulas.
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