Extensão Universitária mobilizando ideias matemáticas por meio de oficinas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17392Palavras-chave:
Ideias Matemáticas, Extensão, Ensino de MatemáticaResumo
Neste artigo reflete-se sobre a realização de um projeto de extensão que serviu de contexto para o desenvolvimento de uma pesquisa com o objetivo de compreender as possibilidades formativas que surgem no decorrer de ações extensionistas que estabelecem relações entre as ideias matemáticas mobilizadas pelas práticas desenvolvidas pela universidade, escola e artistas locais. Para tanto, adotou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa na perspectiva de Yin (2016). Para a construção dos dados utilizou-se a observação participante durante as ações desenvolvidas pelos estudantes da Licenciatura em Matemática, do Centro de Estudos Superiores de Parintins, estado do Amazonas, com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental durante a realização de uma oficina pedagógica e roda de conversas. O movimento analítico ocorreu por meio de uma triangulação entre os resultados da oficina e da roda de conversas, que indicou a potencialidade de ações extensionistas para mobilizar ideias matemáticas na escola e na formação do futuro professor de matemática.
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