A constituição de identidades profissionais de professores de apoio da Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17034

Palavras-chave:

Professor de Apoio. Identidades docentes Educação Especial.

Resumo

Com este trabalho, que apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado, objetiva-se investigar os aspectos constituintes das identidades profissionais docentes do professor de apoio. Além disso, destacam-se nas discussões os conhecimentos matemáticos abordados por esses professores. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professoras de apoio da Educação Especial de uma escola pública do interior do estado de Minas Gerais/Brasil, com o objetivo de conhecer as suas trajetórias pessoal e profissional e identificar quais são os elementos constitutivos de suas identidades profissionais. Referenciados por Hall, Flores, Pimenta, e Tardif, identificou-se que os processos de formação identitária das participantes são fortemente influenciados pela partilha de experiência com seus pares e pelos processos de formação continuada.

 

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Biografia do Autor

Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond, UEM-Universidade Estadual de Maringá

Secretaria de Educação de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Visconde do Rio Branco, Programa de Pós-graduação em Educação/Universidade Federal de Viçosa

Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, Brasil

André Luís Oliveira, UFV

Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Maringá, Paraná, Brasil

Fabio Alexandre Borges , UEM

Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Maringá, Paraná, Brasil

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Drummond, M. F. L. A. de O., Oliveira, A. L., & Borges , F. A. (2024). A constituição de identidades profissionais de professores de apoio da Educação Especial. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(3), 32–56. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17034

Edição

Seção

Artigos