A constituição de identidades profissionais de professores de apoio da Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17034Palavras-chave:
Professor de Apoio. Identidades docentes Educação Especial.Resumo
Com este trabalho, que apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado, objetiva-se investigar os aspectos constituintes das identidades profissionais docentes do professor de apoio. Além disso, destacam-se nas discussões os conhecimentos matemáticos abordados por esses professores. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professoras de apoio da Educação Especial de uma escola pública do interior do estado de Minas Gerais/Brasil, com o objetivo de conhecer as suas trajetórias pessoal e profissional e identificar quais são os elementos constitutivos de suas identidades profissionais. Referenciados por Hall, Flores, Pimenta, e Tardif, identificou-se que os processos de formação identitária das participantes são fortemente influenciados pela partilha de experiência com seus pares e pelos processos de formação continuada.
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