Ensinar noções lógico-matemáticas em crianças diagnosticadas com distúrbio específico de linguagem (DEL)
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16905Palavras-chave:
Noções lógico-matemáticas, Distúrbio específico de linguagem (DEL), Escolas de LinguagemResumo
O ensino da matemática nas escolas de linguagem no Chile tem sido pouco pesquisado. Um dos fatores que explica isto está relacionado ao fato de que não existe coaprendizagem com professores de matemática. Portanto, a educação especial se concentrou no desenvolvimento da linguagem e a educação matemática a ignorou. Neste contexto, esta pesquisa caracteriza o ensino de noções lógico-matemáticas em aulas ministradas por educadores especiais em uma escola de linguagem. A partir de uma abordagem qualitativa, o projeto desta pesquisa contempla o registro em sala de aula de dois professores com necessidades especiais e suas respectivas turmas. Por meio de uma análise de conteúdo, os resultados obtidos revelam que a maioria dos professores foca suas aulas em aspectos
simbólicos do desenvolvimento de noções lógico-matemáticas. Concluímos que isto se deve à falta de diretrizes ministeriais claras e à escassa formação de professores em educação especial na área de matemática.
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