As interfaces da Educação Especial e Inclusiva do povo guarani no oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.17990Palavras-chave:
Educação escolar indigena, Inclusão, Sala de recursosResumo
As comunidades indígenas foram marcadas historicamente pelo apagamento e desvalorização cultural em detrimento do pensamento europeu. Por isso, a perspectiva da Educação Escolar Indígena tem como premissa a garantia da identidade cultural de cada povo que atende. No entanto, para que a mesma tenha uma proposta intercultural diferenciada, faz-se primordial a formação de professores indígenas para atuarem em sua comunidade, a elaboração de um currículo multicultural, o ensino bilíngue, entre outros aspectos. Diante disso, este trabalho discute a premissa da Educação Especial a partir da mesma analisa, considerando as questões históricas que envolvem a educação escolar indígena na escola da comunidade na comunidade indígena Tekoha Ocoy, a relevância da educação especial como ferramenta inclusiva nesta instituição de ensino. A partir disso, podemos inferir que a cultura possui mobilidade, e que o entendimento das pessoas com necessidades especiais vem se incluindo nesta terra indígena, a partir do diálogo dos professores com as famílias e lideranças sobre a importância do ser diferente, e do respeito pelas diferenças, valorizando a sala de recursos multifuncional nesta realidade escolar.
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