Terra e território na produção didática dos Tremembé: uma análise de conteúdo e discurso
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12819Palavras-chave:
Terra. Território. Educação. Desenvolvimento. Saberes tradicionais.Resumo
No presente artigo apresentamos um recorte de uma pesquisa de (MARTINS,2019) sobre um material didático produzido por estudantes indígenas da etnia Tremembé, que está localizada na região litorânea do nordeste Brasileiro no distrito de Almofala, no município de Itarema – Ceará. Tal recorte foi realizado nos trabalhos de conclusão de curso do Programa de Magistério Indígena Tremembé Superior, Magistério Pé no Chão, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará que culminou na publicação de 19 livros e um DVD, de autoria indígena em (FILHO et al, 2014). Foi observada a educação diferenciada, como uma ferramenta utilizada na busca pelo desenvolvimento local, com a formação de professores qualificados, responsáveis por propagar o ativismo indígena na conscientização do alunado, partimos, da ideia central de analisar os estudos realizados na produção dos trabalhos de conclusão de curso Indígena Tremembé Superior, no tocante a temática Terras e Território. Em posse desse material, utilizamos uma metodologia voltada para o Paradigma Indiciário de (GINZBURG,1989), e em seguida realizamos as análises de Conteúdo e Discurso de (BARDIN,2009) e (GREIMAS,1975) citado por (GREGOLIN,1995, p.15) e (MAZIÈRE,2017), observando a oralidade indígena e o processo de transcrição e registro da mesmas em sua produção de textos didáticos, em um processo de sobrevivência e manutenção da cultura indígena.
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