Impacto do ensino remoto na formação dos discentes do curso de Engenharia Agronômica: UEMG Unidade Ituiutaba - MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14468

Palabras clave:

Eduçação, Pandemia, Agronomia.

Resumen

Na atualidade é inevitável não considerar a pandemia causada pelo vírus COVID-19 e seus impactos na vida, na sociedade, nas mais distintas atividades econômicas, e na educação. O objetivo principal da investigação foi identificar e analisar o impacto do ensino remoto na formação dos discentes do curso de Engenharia Agronômica oriundos da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ituiutaba. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa. A coleta de dados foi composta pela aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para os estudantes do referido curso, o índice de resposta foi representado por um total de 158 discentes. Os resultados apontam que atual modalidade de ensino não é o mais favorável, pois a maior parte dos discentes vem enfrentando dificuldades, principalmente no que concerne à parte prática do curso. Porém conclui-se que ainda é a forma mais indicada devido o cenário atual.

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Biografía del autor/a

Elicardo Heber de Almeida Batista, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Unidade Ituiutaba).

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista- FCT/UNESP. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CPDA/UFRRJ. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Migrações e Comunidades Tradicionais do rio São Francisco (UNIMONTES). É membro do Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária (GEDRA-FCT/UNESP). É professor membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Ecologia, Agrobiodiversidade e Agroecologia (NEPEEA UEMG Unidade Ituiutaba), coordenador da linhas de pesquisa Sociedade, ruralidade e desenvolvimento e Tecnologias da informação e comunicação (TICs) e mídias eletrônicas na popularização dos estudos em Ecologia e Agrobiodiversidade. Foi pesquisador visitante no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) sediado na Universidade de Coimbra (UC) em Portugal. Foi professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) no Técnico Integrado ao Ensino Médio e na Pós-Graduação. É professor nos cursos de Ciências Agrárias (área) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Unidade Ituiutaba) e coordenador do curso de Tecnologia em Agronegócio da mesma Universidade. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Produção sucroalcooleira e Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Unidade Ituiutaba). É presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso Tecnologia em Gestão Ambiental da mesma universidade.Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Geografia, com ênfase nos estudos rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas,politicas sociais, mobilidade espacial e migração, pobreza, desenvolvimento regional, desenvolvimento rural e lugar. (Fonte: Currículo Lattes)

Ana Cecilia Guedes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Unidade Ituiutaba)

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ituiutaba. Subcoordenadora do curso de Agronomia na UEMG. Pós-doutora em Agroecossistemas, Doutora Agroecossistemas, área de concentração desenvolvimento rural e desempenho ambiental pela Universidade Federal de Santa Catariana. Mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria . Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Santa Maria. Tecnóloga em Processos Gerencias pela Faculdade de Tecnologia Internacional. Dedica-se aos temas: questão agrária, mercado de terras, economia rural, administração rural, políticas públicas, desenvolvimento rural e sustentável, cooperativismo, sustentabilidade, extensão rural, agroecologia, educação ambiental e educação do campo.

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Publicado

2021-07-28

Cómo citar

Batista, E. H. de A., Guedes, A. C., & Paula, M. M. D. (2021). Impacto do ensino remoto na formação dos discentes do curso de Engenharia Agronômica: UEMG Unidade Ituiutaba - MG. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 2(2), 264–285. https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14468

Número

Sección

Dossier 2 - Educación en tiempos de pandemia