Experiência de uma professora da educação infantil numa escola do Norte de Minas na Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14480Palavras-chave:
Educação Infantil, Experiência docente, Norte de Minas GeraisResumo
O relato da experiência de uma professora do ensino infantil numa escola municipal de uma pequena cidade do interior do Norte de Minas Gerais compartilha as práticas, táticas e impressões da profissão docente que procura manter vivo o interesse e a esperança no processo educativo sem denegar as dificuldades, contradições e desafios impostos pelo isolamento social e ensino remoto durante um ano de pandemia pelo Covid-19.
Downloads
Referências
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
AREND, Silvia Maria Fávero; MACEDO, Fábio. SOBRE A HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE: Entrevista com o historiador Henry Rousso. Revista Tempo e Argumento, v. 1, n. 1, p. 201-216, 2009. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/705. Acesso em 30 mar. 2021
FERREIRA, Marieta de Moraes. História, tempo presente e história oral. Topoi (Rio de Janeiro), v. 3, n. 5, p. 314-332, 2002 Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/topoi/v3n5/2237-101X-topoi-3-05-00314.pdf Acesso em 30 mar. 2021
GINZBURG, Jaime. Linguagem e trauma na escrita do testemunho. Revista Conexão Letras, v. 3, n. 3, 2008. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/conexaoletras/article/viewFile/55604/33808 Acesso em 30 mar. 2021
GUMBRECHT, Hans Ulrich. A presença realizada na linguagem: com atenção especial para a presença do passado. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 2, n. 3, p. 10-22, 2009. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/download/68/30 Acesso em 30 mar. 2021
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. (Trad. de Beatriz Sidou) 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2013
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTATISTICA E GEOGRAFIA. Disponível em: https://ibge.gov.br/ Acesso em 30 mar. 2021
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista estudos históricos, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/download/2278/1417%3B Acesso em 30 mar. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista.
Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(d) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.