Gamificação na educação ambiental: estratégias ativas para a conservação da natureza no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20135

Palavras-chave:

Gamificação, Conservação da natureza, Olimpíada nacional de eficiência energética, Metodologias ativas

Resumo

A crescente demanda por práticas sustentáveis e a urgência de ações concretas em prol do meio ambiente tornam a educação ambiental um pilar essencial na formação de jovens cidadãos conscientes sobre a conservação da natureza. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo principal investigar o uso da gamificação como uma estratégia metodológica ativa para promover a conservação da natureza entre estudantes do ensino fundamental II. A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) foi empregada como ferramenta metodológica nas turmas de 8º e 9º anos, visando desenvolver habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais relacionadas à compreensão, reflexão e valorização de práticas ambientais. Tendo sido dividida em etapas, sendo inicialmente a abordagem dos três módulos do estudante, material disponibilizado pelo próprio site da olímpiada, posteriormente houve a aplicação dos questionários de fixação dos conteúdos abordados e a terceira a aplicação do questionário e gamificação. Os resultados indicam que a aplicação da gamificação estimulou a conscientização dos alunos sobre a importância da sustentabilidade, bem como a adoção de atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. Além disso, o estudo aponta a necessidade de novas investigações sobre a eficácia da gamificação em contextos educacionais, sugerindo que essa abordagem pode ser replicada em diferentes realidades para fomentar a formação de cidadãos ambientalmente conscientes e preparados para os desafios futuros.

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Biografia do Autor

Mayara Janaína Baracho Santos Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Especialista em Estratégias para Conservação da Natureza (IFMS). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012), especialização em educação, pobreza e desigualdade social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e mestrado em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015). Atuou como professora bolsista - Na Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa. atualmente é professora de ciência biológicas da Escola Estadual João Alencar de Medeiros e Escola Municipal Padre Joaquim Felix, Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, ensino, aprendizagem, briófitas e interdisciplinar. 

Flávia Gonçalves Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Dourados - Área: Informática/Desenvolvimento e Desenvolvimento Web/Design Gráfico. Bacharel em Engenharia da Computação com ênfase em Automação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2014). Especialista em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IF Goiano (2021). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com linha de pesquisa voltada para Sistemas Computacionais e Dispositivos Aplicados à Saúde (2017). Doutora em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), na área de concentração Metodologia da Ciência e Engenharia de Materiais e linha de pesquisa voltada para Métodos Teórico-Computacionais em Ciência de Materiais (2023).

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Publicado

2025-10-12

Como Citar

Moura, M. J. B. S., & Fernandes, F. G. (2025). Gamificação na educação ambiental: estratégias ativas para a conservação da natureza no ensino fundamental. RealizAção, 12(23), e025012. https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20135

Edição

Seção

Artigos