Os desafios do trato com as questões da sexualidade por parte de docentes da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17754Palavras-chave:
Formação docente, Direito das crianças, Educação sexual na infânciaResumo
A Educação Infantil, definida como primeira etapa da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei nº 9.394, atende as crianças de 0 a 5 anos, cidadãs e cidadãos de direitos. Nessa perspectiva, compreende-se que abordar a temática da sexualidade na Educação Infantil é fundamental para a segurança das crianças. Todavia, para que tal tema seja tratado, o conhecimento científico acerca das questões da sexualidade precisa ser garantido às/aos docentes. Sendo assim, este artigo teve como objetivo geral analisar os desafios do trato com as questões da sexualidade por parte de docentes da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: investigar as concepções da sexualidade em seus aspectos conceituais, históricos e culturais; explicitar sobre os debates acerca da sexualidade no contexto da Educação Infantil; problematizar os desafios das/os docentes com as questões da sexualidade na conjuntura atual. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e documental. Os resultados mostraram que em um mundo moderno e inovador, com várias possibilidades advindas de uma tecnologia cada vez mais presente na vida de todas e todos, falar da educação sexual infantil ainda continua um assunto muitas vezes negado e, quase sempre, julgado como inadequado pela sociedade atual. Também ficou evidenciado que a temática da sexualidade permanece ausente na formação inicial e continuada de docentes. Concluiu-se, assim, que precisa existir um movimento em busca do direito à formação na temática, para que se possa assistir a efetiva mudança no trato das questões da sexualidade, com as crianças, na Educação Infantil.
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