Consciência fonológica na educação infantil: uma análise de práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15105Palavras-chave:
Intervenção Pedagógica. Habilidades. Crianças.Resumo
O artigo traz uma investigação cujo objetivo foi analisar e refletir sobre o desenvolvimento da consciência fonológica - a habilidade que temos em manipular os sons de nossa língua/capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som - e como se dá esse processo na prática pedagógica com crianças pequenas da Educação Infantil. Realizaram-se estudos bibliográficos sobre a temática Consciência Fonológica, bem como pesquisa empírica em turmas de Pré-Escola em uma instituição educativa no município de Dourados/MS. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. Verificou-se que a preocupação em desenvolver a consciência fonológica nas crianças esteve presente realizando-se atividades de maneira lúdica e com a participação das crianças, assim como o quanto é essencial o aprimoramento de tais habilidades para beneficiar e facilitar o processo de aquisição da leitura e escrita nas crianças, especialmente por elas estarem iniciando sua aprendizagem escolar. Conclui-se ainda que o docente precisa estar capacitado no sentido de compreender a importância, a necessidade e o conhecimento acerca destes processos, visando criar possibilidades e experiências que levem as crianças ao desenvolvimento de suas potencialidades, levando-as plenamente à aquisição da língua falada, escrita, bem como a leitura e interpretação.
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