Trajetória histórica da dança: uma prática de extensão universitária na Universidade Federal de Lavras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16927

Palavras-chave:

Danças, Extensão, Cultura, Universidade, Trajetória

Resumo

Trabalhar a arte da dança no contexto universitário oportuniza aos alunos a integração entre o conhecimento intelectual e suas habilidades criativas. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), existe essa preocupação e, por isso, apoia iniciativas relacionadas à arte e à cultura. Diante disso, objetivou-se, por meio desse artigo, apresentar a trajetória histórica da dança na UFLA como prática de extensão, relatando a sua inserção e evolução, bem como as marcas e contribuições resultantes para os professores e monitores participantes. Dentre os aspectos metodológicos utilizou-se a pesquisa qualitativa com propósito exploratório. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário semiestruturado que foi disponibilizado de forma online, no formulário do Google Forms e em redes sociais. A partir dos resultados, pode-se afirmar e concluir que a dança já é indispensável na universidade e que as contribuições e benefícios são válidos para a vida pessoal e profissional dos professores e monitores participantes.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Angélico de Mendonça, Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras

Bárbara Tatiane Santos Carvalho, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras- FAELCH/PPGE/ UFLA (2023). Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Lavras (2017). Graduação em Educação Física Bacharelado em andamento pela Universidade Federal de Lavras (2018). Especialização em andamento em Ensino da Educação Física no Ensino Infantil pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante (2022). Atua como professora designada pelo Estado de Minas Gerais desde (2013) e em municípios das cidades circunvizinhas a Lavras- MG. Foi Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID/Interdisciplinar) da Universidade Federal de Lavras (2016). Atuou no Projeto de Extensão NEDIN- Núcleo de Dança Inclusiva, da Universidade Federal de Lavras, Grupo Dança Compasso e Movimento DCM/UFLA, como diretora e professora de Dança de Salão. Foi Monitora da Disciplina Atividades Rítmicas e Expressivas do Departamento de Educação Física- DEF/UFLA (2013). Foi bolsista no Programa de Iniciação á Docência PIBID, com foco na área de Educação Física (2011).Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Dança.

Wederson Alves de Morais, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Benjamim Guimarães(2010). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica.

Jaqueline Alves de Assis, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui ensino-medio-segundo-graupela escola estadual mauricio zakhia(2016). Tem experiência na área de Educação Física.

Mariana da Cruz Pinto, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Atualmente participa do Núcleo de Estudos em Geomática (NEGEO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde cursa Engenharia Sanitária e Ambiental e atua como monitor de topografia / altimetria. Foi bolsista PIBIC Jr do IFMG Campus Ouro Preto no Parque Estadual do Rio Doce Projeto de Biomonitoramento de longa duração utilizando famílias de mosca (Brachycera - Diptera) com especial referência à família Stratiomyidae, com o Prof. Dr. Julio Cesar Rodrigues Fontenelle. Também participou do Projeto de Pesquisa da Universidade sobre os Efeitos de Substâncias Químicas no Ciclo Celular, com a Profa. Dra. Larissa Fonseca Andrade Vieira.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Mendonça, M. C. A. de, Carvalho, B. T. S., Morais, W. A. de, Assis, J. A. de, & Pinto, M. da C. (2023). Trajetória histórica da dança: uma prática de extensão universitária na Universidade Federal de Lavras. RealizAção, 10(19), 8–21. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16927

Edição

Seção

Artigos