Cursinho UFGD – a retomada de um projeto de extensão de grande impacto social
Palavras-chave:
Curso preparatório, ENEM, VestibularResumo
O projeto de extensão organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), intitulado Centro de Formação UFGD, apresenta dois eixos: Eixo de formação em Línguas e Eixo de formação Pré-Vestibular. Nesse segundo eixo, objeto do presente trabalho, foram oferecidos dois cursos preparatórios, um para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e outro para o Vestibular, visando atender alunos preferencialmente da Rede Pública de Ensino, como forma de promover a igualdade ao acesso às Universidades. Além de aumentar as chances de ingresso ao terceiro grau, o programa visa contribuir também para a redução da evasão, uma vez que promove um nivelamento de conhecimentos básicos que, se não assimilados, poderiam levar o acadêmico ao abandono do curso. Os cursos foram ofertados em dois módulos distintos. O módulo ENEM contou com aulas ministradas na forma de resolução de exercícios nos moldes propostos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira – INEP, responsável pela aplicação do exame. No módulo Vestibular, os conteúdos foram trabalhados nos moldes das provas tradicionais de vestibulares nacionais. O Curso preparatório para o Enem contou com 65 (sessenta e cinco) inscritos. O módulo teve apenas 01 (um) desistente e concedeu 01 (uma) bolsa para uma aluna, portadora de necessidades especiais, a fim de contribuir com o seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que a mesma apresentava certo distúrbio neurológico. O módulo Vestibular UFGD contou com 72 (setenta e dois) inscritos. O módulo teve apenas 01 (um) desistente e concedeu 02 (duas) bolsas para alunos de escola pública.Downloads
Referências
COSTA, G.L.M. O ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente.Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 185-210, jan./abr. 2013.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo escolar da educação básica 2016 -Notas estatísticas.2016
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. O que é o Sisu. 2016
POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO, 2012.
REVISTA ÉPOCA.O ensino público no Brasil: ruim, desigual e estagnado. 2015.
SILVA, P.B.G. e. Prefácio. In: ANDRADE, R. M. T.; FONSECA, E. F. (orgs.) Aprovados: cursinho pré-vestibular e população negra. São Paulo: Selo Negro, 2002.
WHITAKERD.C.A. Da “invenção” do vestibular aos cursinhos populares: Um desafio para a Orientação Profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissionaljul.-dez. v. 11, n. 2, p. 289-297, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Agleison Ramos Omido, Fabíola Renata Cavalheiro Caldas, Alessandra Leite de Oliveira, Rosilda Mara Mussury
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.