Cursinho UFGD – a retomada de um projeto de extensão de grande impacto social

Autores

  • Agleison Ramos Omido
  • Fabíola Renata Cavalheiro Caldas
  • Alessandra Leite de Oliveira
  • Rosilda Mara Mussury

Palavras-chave:

Curso preparatório, ENEM, Vestibular

Resumo

O projeto de extensão organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), intitulado Centro de Formação UFGD, apresenta dois eixos: Eixo de formação em Línguas e Eixo de formação Pré-Vestibular. Nesse segundo eixo, objeto do presente trabalho, foram oferecidos dois cursos preparatórios, um para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e outro para o Vestibular, visando atender alunos preferencialmente da Rede Pública de Ensino, como forma de promover a igualdade ao acesso às Universidades. Além de aumentar as chances de ingresso ao terceiro grau, o programa visa contribuir também para a redução da evasão, uma vez que promove um nivelamento de conhecimentos básicos que, se não assimilados, poderiam levar o acadêmico ao abandono do curso. Os cursos foram ofertados em dois módulos distintos. O módulo ENEM contou com aulas ministradas na forma de resolução de exercícios nos moldes propostos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira – INEP, responsável pela aplicação do exame. No módulo Vestibular, os conteúdos foram trabalhados nos moldes das provas tradicionais de vestibulares nacionais. O Curso preparatório para o Enem contou com 65 (sessenta e cinco) inscritos. O módulo teve apenas 01 (um) desistente e concedeu 01 (uma) bolsa para uma aluna, portadora de necessidades especiais, a fim de contribuir com o seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que a mesma apresentava certo distúrbio neurológico. O módulo Vestibular UFGD contou com 72 (setenta e dois) inscritos. O módulo teve apenas 01 (um) desistente e concedeu 02 (duas) bolsas para alunos de escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, G.L.M. O ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente.Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 185-210, jan./abr. 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo escolar da educação básica 2016 -Notas estatísticas.2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. O que é o Sisu. 2016

POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO, 2012.

REVISTA ÉPOCA.O ensino público no Brasil: ruim, desigual e estagnado. 2015.

SILVA, P.B.G. e. Prefácio. In: ANDRADE, R. M. T.; FONSECA, E. F. (orgs.) Aprovados: cursinho pré-vestibular e população negra. São Paulo: Selo Negro, 2002.

WHITAKERD.C.A. Da “invenção” do vestibular aos cursinhos populares: Um desafio para a Orientação Profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissionaljul.-dez. v. 11, n. 2, p. 289-297, 2010.

Downloads

Publicado

2016-11-20

Como Citar

Omido, A. R., Caldas, F. R. C., Oliveira, A. L. de, & Mussury, R. M. (2016). Cursinho UFGD – a retomada de um projeto de extensão de grande impacto social. RealizAção, 3(6), 51–62. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/6806

Edição

Seção

Artigos