Historical trajectory of dance: an extension practice at the Federal University of Lavras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16927

Keywords:

Dances, Extension, Culture, University, Trajectory

Abstract

Working the art of dance in the university context gives students the opportunity to integrate the intellectual knowledge and their creative abilities. At the Federal University of Lavras (UFLA), this concern exists and, therefore, supports  initiatives related to art and culture. Therefore, the objective of this article was to present the historical trajectory of dance at UFLA as an extension practice, reporting its insertion and evolution, as well as the resulting marks and contributions for the participating teachers and monitors. Among the methodological aspects, qualitative research was used with an exploratory purpose. For data collection, a semi-structured questionnaire was used, which was made available online, in the Google Forms       and on social networks. From the results, it can be armed and concluded that dance is already indispensable at the university and that the contributions and benefits are valid for the personal and professional lives of the participating teachers and monitors.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Cristina Angélico de Mendonça, Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras

Bárbara Tatiane Santos Carvalho, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras- FAELCH/PPGE/ UFLA (2023). Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Lavras (2017). Graduação em Educação Física Bacharelado em andamento pela Universidade Federal de Lavras (2018). Especialização em andamento em Ensino da Educação Física no Ensino Infantil pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante (2022). Atua como professora designada pelo Estado de Minas Gerais desde (2013) e em municípios das cidades circunvizinhas a Lavras- MG. Foi Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID/Interdisciplinar) da Universidade Federal de Lavras (2016). Atuou no Projeto de Extensão NEDIN- Núcleo de Dança Inclusiva, da Universidade Federal de Lavras, Grupo Dança Compasso e Movimento DCM/UFLA, como diretora e professora de Dança de Salão. Foi Monitora da Disciplina Atividades Rítmicas e Expressivas do Departamento de Educação Física- DEF/UFLA (2013). Foi bolsista no Programa de Iniciação á Docência PIBID, com foco na área de Educação Física (2011).Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Dança.

Wederson Alves de Morais, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Benjamim Guimarães(2010). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica.

Jaqueline Alves de Assis, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui ensino-medio-segundo-graupela escola estadual mauricio zakhia(2016). Tem experiência na área de Educação Física.

Mariana da Cruz Pinto, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Atualmente participa do Núcleo de Estudos em Geomática (NEGEO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde cursa Engenharia Sanitária e Ambiental e atua como monitor de topografia / altimetria. Foi bolsista PIBIC Jr do IFMG Campus Ouro Preto no Parque Estadual do Rio Doce Projeto de Biomonitoramento de longa duração utilizando famílias de mosca (Brachycera - Diptera) com especial referência à família Stratiomyidae, com o Prof. Dr. Julio Cesar Rodrigues Fontenelle. Também participou do Projeto de Pesquisa da Universidade sobre os Efeitos de Substâncias Químicas no Ciclo Celular, com a Profa. Dra. Larissa Fonseca Andrade Vieira.

References

ANGELO, Claudia Laus et al. Por que praticar danças circulares na universidade? Percepções sobre um projeto de extensão. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 18, n. 38, p. 96-110, 2021.

AOYAMA, A. de Elisangela; CARVALHO, S. da Júnio Denes; LEMOS, C. Sara. AOYAMA, A. T. Laís. LEMOS R. Ludmila. Benefícios corporais e mentais em adultos através da prática da dança de salão. Brazilian Journal of Health Review. Curitiba, v. 1, n. 2, p. 493-500 oct./dec. 2018.

ARRUDA, R. P. et al. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO “VOZES DA HISTÓRIA”2 E A CRIAÇÃO DO “VOZES NA PANDEMIA”. Expressa Extensão. ISSN 2358-8195 , v. 26, n. 1, p. 559-573, JAN-ABR, 2021.

BARANCELLI, L.L.R. e PAWLOWYTSCH P.W.M., DANÇA E QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO BIOPSICOSSOCIAL. Repertório. nº 26. Salvador - BA, 2016.

BARRETO, D. DANÇA... ENSINO, SENTIDOS E POSSIBILIDADES NA ESCOLA DANCE… EDUCATION, FELT AND POSSIBILITIES IN THE SCHOOL.

Conexões, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 104, 2007. DOI: 10.20396/conex.v1i1.8638017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8638017.

BOTELHO, Fabiana Magalhães; CARDOSO, Fernanda de Souza; CUNHA, Saulo Daniel Mendes. “DIZERES” do e sobre o corpo: o antes e depois da dança/. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 3, n. 5, p. 13515-13532, 2020. Brazilian Journal of Health Review. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv3n5-174.

GULARTE, F. Priscila & FINOQUETO P. C. LEILA. Danças populares brasileiras: Trajetórias e experiências contribuindo para a formação docente. Revista Conexão UEPG, ISSN-e 2238-7315, Vol. 15, Nº. 2, 2019 (Ejemplar dedicado a: Maio-Agosto de 2019), págs. 226-231.

HERNANDES, J.C. Qualidade de Vida e Imagem Corporal de Mulheres que praticam Dança do Ventre. Tese (doutorado). Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Medicina (FM) Programa de Pós graduação em Ciencias da Saúde, Goiânia, 2018.

MARBÁ, F. Romolo; SILVA da S. Geusiane; , GUIMARÃES, B. Thamara. Dança na Promoção da Saúde e Melhoria da Qualidade de Vida. Revista Cientí1ca do ITPAC, Araguaína, v.9, n.1, Pub.3, Fevereiro 2016.

MATOS, Maria Erlene Vieira, et al. Projeto de dança do ventre no instituto federal do Ceará na promoção da saúde. Brazilian Journal of Development. n. 1. Curitiba - PR, 2021.

MENDES, Esther Santos; OLIVEIRA, Viviane Maria Moraes de; XAVIER, Maria Williane Gomes; FIGUERÔA, Ana Paula Rodrigues. Compreensão de dança dos estudantes da Asces-Unita a partir do projeto de extensão Brincantes do Agreste. Motrivivência, [S.L.], v. 32, n. 63, p. 1-21, 15 dez. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2020e77216.

MOVOZOWCICZ, Milena. TMM: Técnica de movimento. Curitiba: Movimento Editorial, 1996.

OLIVEIRA, L.P.P; MARQUES, A.C.O; SOUTO, GMS. Dança do Ventre e Descobertas: Percepções das Mulheres sobre as Mudanças Ocorridas em Si Mesmas após a Prática. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. DOI:10.4034/RBCS.2015.19.s2.12. V. 19, n.2, p. 85-92, 2015. ISSN 1415-2177.

RAMOS, S. da M. A. Thays & MEDEIROS, Rosie. Educação como Expressão do Corpo que Dança: Um Olhar sobre a Vivência da Dança em Projetos Sociais. Educ. rev. 34 (69) • May-Jun 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/7FwCFYfPBnts6zWCgmpXwrD/?lang=pt>.

SALLES, Paulo Gil et al. INFLUÊNCIA DA DANÇA DE SALÃO NA COORDENAÇÃO MOTORA DE IDOSOS. Revista Presença. v. 3, n. 8, p. 55-66, july 2017. ISSN 2447-1534.

Disponível em:

<https://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/84>.

SANTOS, A.L.A; CAMARGO, L.O.L. Dança do Ventre: Da tradição à modernidade. Licere. Belo Horizonte, v.21, n.1, mar/2018.

SILVA. M. G. Gabriella. et al. DANÇA E GINÁSTICA NO VALE DO ARAGUAIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO CONEXÃO ARAGUAIA

UFMT/CUA. Revista Panorâmica – ISSN 2238-9210 - Edição Especial 2020.

Lançada a semente de uma nova fase cultural em Lavras: UFLA inicia a construção do Centro de Cultura. Disponível em:

<https://uRa.br/arquivo-de-noticias/5236-lancada-a-semente-de-uma-nova-fase-cultural-em-lavras- uRa-inicia-a-construcao-do-centro-de-cultura>. Acesso em: 24 de junho de 2021.

Published

2023-07-31

How to Cite

Mendonça, M. C. A. de, Carvalho, B. T. S., Morais, W. A. de, Assis, J. A. de, & Pinto, M. da C. (2023). Historical trajectory of dance: an extension practice at the Federal University of Lavras. RealizAção, 10(19), 8–21. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16927