Saúde e segurança no trabalho em unidades armazenadoras de grãos no Estado do Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i12.10462Palavras-chave:
Acidentes em silos, Espaços confinados, EngolfamentoResumo
O trabalho em unidades que recebem, processam e armazenam produtos agrícolas na forma de grãos e sementes é de alto risco para os operadores, visto que muitos destes desconhecem a gravidade dos problemas que podem vir a acontecer nestes ambientes. Dessa forma, objetivou-se com a realização deste trabalho apresentar experiencias com a realização de dois projetos de extensão universitária, que tinham como foco principal a difusão de informações e expansão da cultura de segurança em atividades de trabalho, na área de armazenagem de produtos agrícolas. O primeiro projeto foi realizado com o intuito de promover discussões acerca da saúde dos trabalhadores e orientação de segurança a operadores da Unidade Armazenadora Copasul, do munícipio de Deodápolis-MS. Para tal a equipe executora das ações de extensão produziu materiais didáticos como folders, banners, apresentações, compilado de vídeos, e todos foram usados em atividade de palestra realizada pela equipe, com alunos do curso de Engenharia Agrícola e Agronomia, da Universidade Federal da Grande Dourados. Também foi elaborado e construído pela equipe um protótipo de silo, ferramenta didática usada em simulações de acidentes como soterramento e engolgamento. No segundo projeto foi elaborado questionário estruturado para o levantamento de informações sobre o conhecimento do assunto junto aos colaboradores de unidades armazenadoras do Estado do MS. Após a aplicação dos questionários, via online, os dados obtidos foram avaliados e discutidos juntamente com a equipe e serão importantes para outras atuações e difusão do tema. A realização de ambas os projetos de extensão foram de grande valia para a equipe executora e o grupo pretende prosseguir com atividades futuras na área com vistas para a expansão da cultura de conscientização e prevenção de acidentes nos trabalhos agrícolas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério do trabalho. Portaria MTE n⁰ 1.409, Norma Regulamentadora 33 segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr33.htm, acesso em 30 de junho de 2019.
FARONI L. R. D. Fatores que influenciam a qualidade dos grãos armazenados. Universidade Federal de Viçosa, p. 1-15. 1998. Disponível em: ftp.ufv.br/dea/Disciplinas/Leda/ENG370/Fatores%20influenc%20qualid%20graos.doc. Acesso em: 10 jul. 2017.
FELLET, J. As silenciosas mortes de brasileiros soterrados em armazéns de grãos. Artigo de jornal. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45213579
GASQUES; A. C. F.; SANTOS, J. D.; CASTRO, T. R.; FERREIRA, T. S. Análise do ruído ocupacional: estudo de caso em uma casa de máquinas de uma unidade armazenadora de cereais. Revista Produção Industrial & Serviços, v.5, n.2, p. 13-24, 2018.
GOUVEIA, R. G. L.; GALVANI, E. A. S.; HENRIQUE JUNIOR, M.; GOUVEIA, R. G.L. Avaliação das condições de segurança no trabalho em armazéns agrícolas na cidade de Tangará da Serra/MT-Brasil. Espacios, v.34, n. 10, p. 1-7, 2013.
Grain Handling Safety Coalition. Material de apoio para conscientização, 2019. Disponível em: https://grainsafety.org/wp-content/uploads/2016/05/Handout-GRAIN-BIN-ENTRY-HAZARDS-COLOR-Rev-9_15-PDF.pdf acesso em 25/09/2019
HERRMANN, D. R.; CARVALHO, M. J. DE; ZACHOW, K.; SCHOLZ, F.; RABBERS, D.; TSUTSUMI, C. Y.; ZONIN, W. Avaliação da resistência de cultivares de milho ao ataque de Sitophilus sp. em grãos armazenados. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, n. 1, p. 4290-4293, 2009.
MILMAN, Mário José. Equipamentos para pré-processamento de grãos. Pelotas: Universitária – UFPEL, 2002. 206p.
RIEDEL, S.; FIELD, B. Summary of Grain Entrapments in the United States. 2011. Disponível em: http://extension.entm.purdue.edu/grainlab/content/pdf/2010GrainEntrapments.pdf.
SILVA, L. C. (2005); Gases tóxicos em unidades armazenadoras. Boletim Técnico do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, p. 1- 5.
WEBER, E. A. Excelência em beneficiamento e armazenagem de grãos. Canoas: Salles, 2005.
ZAGO, M. Análise da aplicação da NR-33 – segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados em silos de grãos. 2013. Ano de Obtenção: 2013. 66 P. Monografia de Especialização (Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Vanderleia Schoeninger, Valdiney Cambuy Siqueira, André Niciporenco Neto, Rafael Araújo Leite, Vinicius Duarte Pinto, Lucas Rodrigues Ferraz, Alvaro Luis Machado Dalla Martha, Larissa Capoana Pagnoncelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.