Consciência fonológica na educação infantil: uma análise de práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15105

Palavras-chave:

Intervenção Pedagógica. Habilidades. Crianças.

Resumo

O artigo traz uma investigação cujo objetivo foi analisar e refletir sobre o desenvolvimento da consciência fonológica - a habilidade que temos em manipular os sons de nossa língua/capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som - e como se dá esse processo na prática pedagógica com crianças pequenas da Educação Infantil. Realizaram-se estudos bibliográficos sobre a temática Consciência Fonológica, bem como pesquisa empírica em turmas de Pré-Escola em uma instituição educativa no município de Dourados/MS. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. Verificou-se que a preocupação em desenvolver a consciência fonológica nas crianças esteve presente realizando-se atividades de maneira lúdica e com a participação das crianças, assim como o quanto é essencial o aprimoramento de tais habilidades para beneficiar e facilitar o processo de aquisição da leitura e escrita nas crianças, especialmente por elas estarem iniciando sua aprendizagem escolar. Conclui-se ainda que o docente precisa estar capacitado no sentido de compreender a importância, a necessidade e o conhecimento acerca destes processos, visando criar possibilidades e experiências que levem as crianças ao desenvolvimento de suas potencialidades, levando-as plenamente à aquisição da língua falada, escrita, bem como a leitura e interpretação.

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Biografia do Autor

Andreína de Melo Louveira Arteman, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Mestre em Educação (PPGE/UFSCAR). Professora no curso de Pedagogia do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Priscila Demeneghi da Silva Vargas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Acadêmica do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/FAED/UFGD). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Arteman, A. de M. L., & Vargas, P. D. da S. (2021). Consciência fonológica na educação infantil: uma análise de práticas pedagógicas. RealizAção, 8(16), 132–150. https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15105

Edição

Seção

Artigos