The Deaf Student - From Education to the Job Market in the Legal Promise and Reality of Ponta Porã
DOI:
https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i8.8118Keywords:
School, Libras, Deafness, Inclusion.Abstract
The present study aimed to analyze the way in which the school has contributed to the insertion of the deaf student in the labor market. Bibliographical and empirical research. It presents a historical view of the education of the deaf, making it possible to know the main methodological currents that guided their education in different historical periods, as well as the role of several components of the school community in relation to the inclusion of the deaf student in society and in the market of work. Field research was carried out in a public school of the state network, in the form of interviews with the deaf students. It has been found that in practice this school has contributed little to the insertion of deaf students in the labor market, since they often cannot have full communication in school, much less outside it.
Downloads
References
ALBRES, N. D. A. História da língua brasileira de sinais em Campo Grande–MS. 2005 Disponível em: < http://editora-arara-azul.com.br/pdf/artigo15.pdf> Acesso em 14 Dez. 2017.
ARANHA, M. L. A. História da Educação. 2 ed. São Paulo: Moderna.1996.
BRASIL, Lei nº 8213 de 25 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências a contratação de portadores de necessidades especiais. Diário Oficial da União, s.1, p. 14809, 1991. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1991/lei-8213-24-julho-1991-363650-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 14 dez. 2017.
BRASIL, Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8112cons.htm>. Acesso em 14 dez. 2017.
BRASIL, Decreto n° 5626 de 22 de dezembro de 2005, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Diário Oficial da União, s.1, p. 28, 2005. Disponível em < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5626-22-dezembro-2005-539842-norma-pe.html> Acesso em 14 dez. 2017.
BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF.
EMÍLIO, S. A. Grupos e inclusão escolar: sobre laços, amarras e nós- São Paulo. Paulus, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
HONORA, M.; FRIZANCO, M. L. E. Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. 1. ed. São Paulo: Ciranda Cultura, 2009.
LODI, A. C. B.; HARRISON, K. C.; & CAMPOS, S. Letramento e surdez: Um olhar sobre as particularidades dentro do contexto educacional." Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas – São Paulo: EPU, 1986.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como? 1. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
MORAES, J. G. V. História: Geral e do Brasil: volume único – 2.ed. São Paulo: atual 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.