Jogos dramáticos e a promoção da igualdade étnica

Autores

  • João Evaldo Ghizoni Dieterich
  • Sandra Cristina Souza

Palavras-chave:

Respeito à diversidade étnica, Jogos lúdicos, Consciência pessoal

Resumo

No Brasil, as escolas de ambos os níveis de ensino possuem dificuldades em trabalhar em sala de aula com a temática do respeito à diversidade étnica, devido à falta de recursos didáticos disponíveis para professores e de metodologias que sejam atrativas para os discentes. Falar desta questão atualmente torna-se necessário devido à grande repercussão de casos de bullying relacionados à etnia, envolvendo alunos de escolas públicas e particulares. Considerando estas questões, propomos neste projeto trabalhar com jogos dramáticos envolvendo discussões sobre diversidade étnica, a fim de produzir reflexões nos adolescentes envolvidos sobre suas ações cotidianas em relação a esta questão, já que jogos dramáticos abordam temas de maneira lúdica, oportuniza insights aos jogadores, desenvolvendo nestes a consciência sobre o respeito à diversidade étnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

JAPIASSU, R.O.V. Jogos teatrais na escola pública.Revista da Faculdade de Educação. v.24, n.2, p.81-97,1998.

REIS, M. da G. M. O texto teatral e o jogo dramático no ensino de Francês Língua Estrangeira. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. SãoPaulo: Perspectiva, 1992.

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

Dieterich, J. E. G., & Souza, S. C. (2016). Jogos dramáticos e a promoção da igualdade étnica. RealizAção, 3(5), 30–34. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/6360

Edição

Seção

Artigos