Proposta didática para o ensino de Geometria Espacial reutilizando materiais: uma ação do Projeto Observatório da Educação
Palavras-chave:
Ensino da matemática , Geometria espacial, Sólidos geométricos, Reutilização de materiaisResumo
O objetivo desse trabalho é apresentar uma ação do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e Iniciação as Ciências - OBEDUC, onde propomos aos alunos do Ensino Médio de uma escola pública o ensino da Geometria Espacial a partir dos sólidos geométricos construídos com materiais reutilizáveis, com a intenção de discutir a Educação Ambiental. A atividade se desenvolveu em 12 horas aulas, onde além dos tópicos de matemática, trabalhamos noções e conceito de Educação Ambiental, concluímos através dos relatos dos alunos que houve aprendizagem dos conceitos matemáticos referente aos sólidos geométricos e uma maior percepção em relação aos cuidados com o meio ambiente e as diversas possibilidades da reutilização de materiais que, a priori, iriam para o lixo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos se aproximaram de conhecimentos, com os quais poderão criar relações sociais constituídas de sensibilidade, criatividade e criticidade, características essenciais para a construção de novos saberes.Downloads
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