Proposta didática para o ensino de Geometria Espacial reutilizando materiais: uma ação do Projeto Observatório da Educação

Autores

  • Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian
  • Eliane Vasconcelos Santos
  • Sidnéia Rosa de Lima

Palavras-chave:

Ensino da matemática , Geometria espacial, Sólidos geométricos, Reutilização de materiais

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar uma ação do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e Iniciação as Ciências - OBEDUC, onde propomos aos alunos do Ensino Médio de uma escola pública o ensino da Geometria Espacial a partir dos sólidos geométricos construídos com materiais reutilizáveis, com a intenção de discutir a Educação Ambiental. A atividade se desenvolveu em 12 horas aulas, onde além dos tópicos de matemática, trabalhamos noções e conceito de Educação Ambiental, concluímos através dos relatos dos alunos que houve aprendizagem dos conceitos matemáticos referente aos sólidos geométricos e uma maior percepção em relação aos cuidados com o meio ambiente e as diversas possibilidades da reutilização de materiais que, a priori, iriam para o lixo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos se aproximaram de conhecimentos, com os quais poderão criar relações sociais constituídas de sensibilidade, criatividade e criticidade, características essenciais para a construção de novos saberes.

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Referências

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Publicado

2015-12-19

Como Citar

Troian, T. V. da S. P., Santos, E. V., & Lima, S. R. de. (2015). Proposta didática para o ensino de Geometria Espacial reutilizando materiais: uma ação do Projeto Observatório da Educação. RealizAção, 2(4), 52–60. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/5933

Edição

Seção

Artigos