Ciclo de conversas sobre “democracia, constituição e direitos humanos-fundamentais” (ODS 16): diálogos entre pesquisa, extensão e divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i18.16330

Palavras-chave:

Projeto de extensão, Formação de pesquisadores, Direitos Humanos, Evento

Resumo

O presente relato tem como objetivo narrar a vivência do Projeto de Extensão Ciclo de Conversas sobre “Democracia, Constituição e Direitos Humano-fundamentais” (ODS 16) promovido como atividade da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD. O projeto foi desenvolvido no ano de 2021, no formato remoto, considerando uma preocupação de articulação entre ensino, pesquisa e extensão durante um período ainda de isolamento sanitário. Essa narrativa de experiência promovida pelo projeto intenciona demonstrar a importância de se promoverem diferentes formatos de extensão que preparem o estudante para diferentes competências formativas, inclusive não ignorando a carreira acadêmica como um projeto de vida. A conclusão a que se chega é que a experiência apresentou bons resultados e que pode ser reproduzida futuramente, visto ter estabelecido pontes e conexões interinstitucionais que contribuem no fortalecimento da formação e na transformação da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Ramos do Nascimento, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Ciência Jurídica - UENP. Mestre em Direito Agrário pela UFG, Professor efetivo na Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD. Doutorando em Ciência Jurídica na UENP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1703887235949215


Robson de Oliveira Lezainski, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Bacharel em Direito pela UNIGRAN.

Referências

BORTOLAI, Luís Henrique. Projetos de Extensão Universitária nas Faculdades de Direito: meio de efetivação do princípio do acesso à Justiça. Direitos Fundamentais & Justiça. Ano 07, nº 25, p. 115-131, out/dez. 2013.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23/12/1996, p.27.833. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 15 de ago 2022.

CASADEI, Eliza Bachega., org. A extensão universitária e as demandas por justiça: cidadania e comunicação como uma questão de endereçamento. In: A extensão universitária em comunicação para a formação da cidadania [online]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, p. 13-30. Disponível em: doi: 10.7476/9788579837463. Também disponível em ePUB em: http://books.scielo.org/id/zhy4d/epub/casadei-9788579837463.epub.

UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados. Ações de Extensão. 18.06.2021. UFGD (PROEX). Dourados, 2021a. Disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/secao/acoes-de-extensao-proex/index Acesso em: 23 ago 2022.

UFGD. Universidade Federal da Grande Dourados. Projeto Pedagógico do Curso de Direito, 2021. Faculdade de Direito e Relações Internacionais. Dourados, 2021b. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1q700jDseMpMQmY7vIJlbqyKkRnRRmRjV. Acesso em: 22 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

do Nascimento, A. R., & Lezainski, R. de O. (2022). Ciclo de conversas sobre “democracia, constituição e direitos humanos-fundamentais” (ODS 16): diálogos entre pesquisa, extensão e divulgação científica: . RealizAção, 9(18), 167–182. https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i18.16330

Edição

Seção

Relatos de Experiência