História da Escola SEI - Serviço de Educação Integral em Dourados–MS: A voz da comunidade escolar

Autores

  • Luana Tainah Alexandre Braz Universidade Federal Da Grande Dourados https://orcid.org/0000-0002-8619-4779
  • Suzana Santos Pires Universidade Federal da Grande Dourados
  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15134

Palavras-chave:

História da instituição, Educação, Memória, História oral

Resumo

Este artigo propõe compreender a instituição escolar como um espaço capaz de proporcionar múltiplas experiências, e também refletir sobre como a estrutura escolar se relaciona com o desenvolvimento social, político e pessoal dos indivíduos na sociedade. Assim, consideramos a história e a memória de uma instituição escolar, desde sua infraestrutura até os espaços educacionais mais subjetivos, e as relações estabelecidas com seus participantes. Para tanto, escolhemos a Escola Serviço de Educação Integral - SEI, fundada em 1980 e ainda atuante na História da Educação da cidade de Dourados e região. Metodologicamente, realizamos leituras de referências sobre essa temática, coleta e análise de documentos nos arquivos da escola, bem como a utilização da técnica de entrevista por meio da história oral, com indivíduos que atuaram/atuam ou estabelecem algum tipo de relação com a trajetória da instituição, a fim de mapear a trajetória da referida escola como lugar físico e social e também compreender o que ela representa para o campo da educação nesses quase 40 anos de formação. Entendemos que o conceito de instituição, pautado no cotidiano da Escola SEI e nos relatos obtidos, engloba uma escola responsável, preocupada em proporcionar educação de qualidade por gerações e que vem construindo um legado histórico, familiar e social, pois na percepção da escola o que educa não é somente o lado instrucional, mas também o progresso pessoal e social de cada indivíduo que por ali passa.

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Biografia do Autor

Luana Tainah Alexandre Braz, Universidade Federal Da Grande Dourados

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduaçãos em Educação. E, integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador.

Suzana Santos Pires, Universidade Federal da Grande Dourados

Discente do Curso de Pedagogia da UFGD.

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente da Universidade Federal da Grande Dourados

 

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Braz, L. T. A., Pires, S. S., & Sarat, M. (2021). História da Escola SEI - Serviço de Educação Integral em Dourados–MS: A voz da comunidade escolar . RealizAção, 8(16), 111–131. https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15134

Edição

Seção

Artigos