v. 12 n. 19 (2024): A UNIVERSIDADE COMO (CORPO-)TERRITÓRIO: Coletivos indígenas e políticas de (re)afirmação/ (re)ocupação de mundos

Capa: Renato Lucas Areco de Matos

Organização 

Célia Maria Foster Silvestre (UEMS/PPGAnt - UFGD)

Beatriz Landa (UEMS/PPGAnt - UFGD)

Sirley Lizott Tedeschi (UEMS)

Capa 

Renato Lucas Areco de Matos (Mestrando do Programa de Pós-graduação em Sociologia/UFGD)

 

Publicado: 2024-07-31

Apresentação do Dossiê

  • A universidade como (corpo-)território: coletivos indígenas e políticas de (re) afirmação/ (re)ocupação de mundos

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18801
    Célia Maria Foster Silvestre, Beatriz Landa, Sirley Lizott Tedeschi
    1-11

Artigos do Dossiê

  • Coletivos e estudantes/pesquisadores(as) indígenas aldeando a Universidade Federal de São Carlos

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18802
    Marcos José de Aquino Pereira, Anacleide Assunção Costa Aguiar Dessano, Jocimara Braz de Araújo Pataxó, Pedro Manoel da Silva Santos Pankararu, Ivanildo da Silva Ferreira Baniwa, Vanessa Jacilda da Silva Atikum
    12-37
  • Nhemongueta mboe'roy rehegua: conversas sobre a escola/universidade

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18803
    Luana Lopes Martins
    38-51
  • Corpo-território indígena mulher nas universidades brasileiras a experiência vivida da colonialidade no cotidiano acadêmico e a insurgência na autoafirmação étnica

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18172
    Nanah Vieira
    52-76
  • Autonomia e Interculturalidade. Uma experiência decolonial de educação indígena superior na UFAM

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18804
    Ivani Ferreira de Faria
    77-117
  • Diálogos interculturais: a psicologia da presença indígena nas universidades brasileiras - experiências, desafios e potencialidades na USP

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18805
    Luar Sateré-Mawé
    118-136
  • A presença indígena na universidade: percursos da construção e implementação do curso Teko Arandu

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18806
    Maria Aparecida Mendes de Oliveira
    137-154
  • A interculturalidade crítica decolonial como alternativa para uma educação escolar indígena diferenciada e intercultural

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18807
    Eduardo dos Santos Rodrigues, Maria Raquel da Cruz Duran
    155-177
  • A universidade pública brasileira contemporânea em face dos coletivos indígenas e o epistemicídio

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18808
    Antônio Hilário Aguilera Urquiza, Joelma Boaventura da Silva
    178-201
  • A juventude Kaiowá e Guarani na aldeia Sassoró (MS)

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18809
    Rosiel Vilhalva Rodrigues
    202-222
  • A universidade pública contra os povos indígenas? A presença indígena Xavante na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Juara-MT, e a proposta do Museu “A'uwē Uptabi” de Campinápolis-MT

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18810
    Saulo Augusto de Moraes, Renato Fonseca de Arruda, Jairo Luís Fleck Falcão, Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira, Ronny Maleval Waamate Tserebuto, Atílio Assis Tsiwawêdzé Tserebuto, Osmar Hu´utewiri Babati Tobrodi
    223-245
  • Que mudanças os indígenas estão trazendo para a antropologia: olhares sobre a variedade de estilos de antropologia indígena no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18811
    Hudson Romário Melo de Jesus Tupinambá
    246-257
  • Por uma educação escolar sem “asa quebrada”: rede de saberes e formação de professores-pesquisadores indígenas no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18812
    Carina Santos de Almeida, Elissandra Barros
    258-287
  • Ko’erõ kuarahy ouramo ikatu jajotopa Ou, sobre os (des)encontros na universidade

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18147
    Célia Maria Foster Silvestre
    288-301
  • A permanência de acadêmicos indígenas na universidade a partir do Programa Rede de Saberes: experiências decoloniais no espaço da UCDB

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18813
    Gustavo dos Santos Souza, Carlos Magnos Naglis Vieira, Adir Casaro Nascimento
    302-318
  • Tehêys de pescaria do conhecimento: um olhar sobre os processos de retomada entre os Pataxós

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18814
    Ana Carolina Moreira Barcelos
    319-343
  • Arandu rape - o caminho da sabedoria Como se tonar um Kaiowá sábio?

    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18115
    Celuniel Aquino Valiente
    344-355