Ko’erõ kuarahy ouramo ikatu jajotopa

Ou, sobre os (des)encontros na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18147

Palavras-chave:

Ensino superior, Kaiowá e Guarani, Diálogo de saberes

Resumo

Este ensaio tem a intenção de propor reflexões acerca do lugar da universidade e dos corpos/sujeitos que nele transitam, o que requer uma compreensão a respeito do que é considerado conhecimento, como é produzido, quem o produz, a que(m) ele é direcionado. Implica, também, em puxar o fio da história e re-conhecer que o modelo de universidade implantado no Brasil segue parâmetros nortecêntricos e colonialistas. É tecido com um nó em rede, a partir de projeto de pesquisa que acompanha a presença kaiowá e guarani na UEMS em Amambai e ousa apontar para a expectativa de um conhecimento transcultural, com base em um diálogo de saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Maria Foster Silvestre, UEMS

Docente no curso de licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato de Grosso do Sul, campus Amambai, e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados

Referências

CASTRO GÓMEZ, S. 2007. Descolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. Reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del hombre editores. Disponível em: https://www.ram-wan.net/restrepo/decolonial/14-castro-descolonizar%20la%20universidad.pdf. Acesso: 10 fev. 2024.

CORDEIRO, Maria José de Jesus. 2021. Cotas para negros e indígena na UEMS. Processo histórico e político da criação aos dias atuais. Revista da ABPN. v. 13, n. 38. p.443-467.

FERREIRA, Marta Soares, SILVESTRE, Célia Maria Foster. 2021. Os Kaiowá e Guarani na UEMS de Amambai 13 (MS): uma perspectiva rizomática de des-escrever. In: ALVES DE OLIVEIRA, Esmael, MOURA, Noêmia, REIS, Claudio [Orgs.]. A pesquisa em Ciências Sociais em Mato Grosso do Sul: Diálogos Cruzados. São Carlos: Pedro & João Editores. 297p.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 2008. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

GONZALES, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. 1984. Revista Ciências Sociais Hoje, São Paulo, p. 223-244. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4584956/mod_resource/content/1/06%20-%20GONZALES%2C%20L%C3%A9lia%20-%20Racismo_e_Sexismo_na_Cultura_Brasileira%20%281%29.pdf. Acesso: 20 fev. 2024.

LANDER, Edgardo. 2000. “¿Conocimiento para qué? ¿Conocimiento para quién? Reflexiones sobre la universidad y la geopolítica de los saberes hegemónicos”. In: Santiago Castro-Gómez (ed.). La reestructuración de las ciencias sociales en América Latina. Bogotá: Centro Editorial Javeriano, Instituto Pensar, Pontificia Universidad Javeriana.

ROSSATO, Veronice L. 2020. Será o letrado um dos nossos? Os resultados da escolarização entre os Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul. Veranópolis: Diálogo Freiriano.

SWENSSON JUNIOR, Lauro Joppert. 2023. O estado contra os Kaiowá e Guarani. Estudo sobre as audiências públicas da Comissão Nacional da Verdade em Dourados- MS. 278 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Programa de Pós-graduação em Antropologia. UFGD.

VALIENTE, Celuniel. 2022. Minha trajetória na UEMS de Amambai. In DANAGA, A. C., PICARO, D., GOMES, G. F. Faustos trópicos: memórias, histórias e horizontes dos cientistas sociais formados pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Curitiba: CRV.

WALSH, Catherine. 2019. Interculturalidade e decolonialidade do poder. Um pensamento “outro” a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). V. 05, N. 1, Jan.-Jul. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/revistadireito/article/download/15002/10532. Acesso: 22 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Silvestre, C. M. F. (2024). Ko’erõ kuarahy ouramo ikatu jajotopa: Ou, sobre os (des)encontros na universidade. Revista Ñanduty, 12(19), 288–301. https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18147