Nas entranhas do contato: notas sobre Antropologia e Colonialismo
Palavras-chave:
Colonialismo. Antropologia. Literatura. Contato.Resumo
O artigo em questão buscou discutir as várias nuances que permearam a realidade dos indivíduos no contexto social ensejado pelo processo colonial. Apresenta uma breve análise acerca da atuação da Antropologia, enquanto ciência social e humana, no que diz respeito às suas contribuições, nem sempre positivas, no decorrer do período. Pretendeu, também, abordar historicamente os fatores sociais que engendraram o colonialismo, apresentando suas principais características e injunções ao redor do mundo. Aponta as contribuições teóricas de vários pensadores oriundos do mundo colonizado, tais como Chinua Achebe e Frantz Fanon. Discutem-se, ainda, as influências exercidas pela literatura na construção do imaginário ocidental sobre o Oriente; recorrendo, para tanto, à obra de Edward Said Cultura e Imperialismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Nascimento, V. A. do. (2016). Nas entranhas do contato: notas sobre Antropologia e Colonialismo. Revista Ñanduty, 4(4), 147–166. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/5355
Edição
Seção
Miscelânea
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).