A interculturalidade crítica decolonial como alternativa para uma educação escolar indígena diferenciada e intercultural
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18807Keywords:
Educação escolar indígena, Interculturalidade, DecolonialidadeAbstract
O presente artigo é parte da dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, defendida em setembro de 2023. O trabalho teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento da educação escolar indígena diferenciada e intercultural a partir das propostas oficiais do Estado brasileiro, as diferentes concepções da interculturalidade e suas dificuldades de operacionalização e apontar alternativas à educação escolar indígena. A metodologia utilizada para esse trabalho foi de revisão bibliográfica, especialmente no campo da educação escolar indígena, leitura de documentos oficiais, trabalho de campo, etnografia, entre outros. O artigo discute a educação intercultural como essencial para o desenvolvimento de uma educação escolar indígena diferenciada e intercultural, ainda que na prática
encontre dificuldades para realização de tal meta, devido a alguns fatores como a polissemia do termo, pouco debate no sistema de ensino, entre outros fatores. Assim, buscamos apresentar a interculturalidade crítica decolonial como uma boa perspectiva para uma educação escolar indígena descolonizadora e formadora da autonomia indígena.
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