Repasse do conhecimento Baníwa do Iniãli vs. Educação Ocidental
Palavras-chave:
Baníwa. Educação Indígena. Educação Escolar Indígena.Resumo
Neste texto, apresentamos e discutimos o processo histórico antes e pós-contato vivido pelos povos indígenas do Alto Rio Negro, especificamente o povo Baníwa. Sabemos que fatores históricos após o contato com não-índios contribuíram para profundas mudanças nos modos de pensar e, consequentemente, nas formas de organização social, cultural, linguística, política e econômica do povo Baníwa. Com base em informações históricas, fizemos uma breve retrospectiva da história Baníwa, enfocando a influência da educação imposta pelos salesianos e protestantes e as consequências decorrentes dessa imposição no que se refere ao contexto sócio-político e econômico. Para tanto, além de um breve histórico sobre o povo Baníwa, discutimos como eram realizados o seu repasse de conhecimentos antes da chegada dos kariwa (branco) e como foi a imposição do conhecimento do branco ao povo Baníwa. Por fim, descrevemos como está sendo feito atualmente o repasse de conhecimento tanto da cultura e da língua Baníwa quanto da cultura não-indígena e da língua portuguesa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-07
Como Citar
Martins, A. M., & Baníwa, E. (2015). Repasse do conhecimento Baníwa do Iniãli vs. Educação Ocidental. Revista Ñanduty, 3(3), 94–102. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/3621
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).