Os Karipuna do Amapá e os desafios para a implantação da educação escolar indígena diferenciada na aldeia do Espírito Santo
Palavras-chave:
Educação indígena. Karipuna. Oiapoque.Resumo
O artigo analisa as relações educacionais estabelecidas no cotidiano do povo Karipuna do Amapá, na aldeia do Espírito Santo, no município do Oiapoque. Busca-se compreender as interferências da escola na organização social daquela comunidade, identificando as relações dialéticas envolvendo a educação indígena e a educação escolar indígena no interior da aldeia. As análises colocam em evidência a situação atual da escola e seus precedentes históricos, desde a implantação da primeira instituição escolar na aldeia, na década de 1930. As análises perpassam pelo debate em torno do surgimento e implantação da educação escolar indígena diferenciada no país e, particularmente, de sua implantação na aldeia do Espírito Santo, sendo que um dos pontos centrais do artigo é a descrição e compreensão das estratégias pedagógicas próprias que a comunidade local utiliza cotidianamente na sustentação da sua alteridade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-10-07
Como Citar
Brito, E. M. (2015). Os Karipuna do Amapá e os desafios para a implantação da educação escolar indígena diferenciada na aldeia do Espírito Santo. Revista Ñanduty, 3(3), 65–83. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/3705
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).