O componente curricular práticas corporais em contexto de formação dos Professores Indígenas Mura
Palavras-chave:
Formação docente. Professores indígenas. Práticas corporais.Resumo
Trataremos neste trabalho sobre a concepção e desenvolvimento do componente curricular “Práticas corporais” ministrado no curso de “Licenciatura Específica para Formação de Professores Indígenas/Turma Mura”, realizado pela Universidade Federal do Amazonas desde 2008. Neste contexto, faremos um relato da pesquisa realizada em 2010, na cidade de Autazes (AM), durante o VIII e IX módulo com 55 professores cursistas que realizavam a formação docente no modelo PROING (Programa de Interiorização da Graduação). Nosso objetivo neste módulo foi capacitar os discentes para atuar em suas escolas de forma crítica e segura em relação as suas práticas corporais, enfatizando sua importância e significado para a revitalização da cultura Mura. Na avaliação da maioria (75%) dos cursistas, as docentes que ministraram a disciplina atenderam integralmente aos itens – apresentação e discussão do plano de ensino; explicação adequada dos textos; esclarecimento de dúvidas dos cursistas; fizeram comentários sobre os assuntos abordados e acompanharam os grupos de trabalho, prestando as devidas orientações, demonstrando domínio e segurança sobre os conteúdos, utilizando linguagem clara, problematizando e trazendo exemplos sobre os assuntos ministrados, de forma a serem usados em sala de aula, utilizando e exemplificando metodologias de ensino atrativas, estimulando a participação dos discentes. Apresentaram bibliografia atualizada e suficiente para um bom desenvolvimento e aprofundamento da disciplina cursada, bem como formas adequadas de avaliação buscando o bom relacionamento com os cursistas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-07
Como Citar
Albuquerque, M. S. C. de, & Soares, A. A. (2015). O componente curricular práticas corporais em contexto de formação dos Professores Indígenas Mura. Revista Ñanduty, 3(3), 53–64. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/3704
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).