A interculturalidade crítica decolonial como alternativa para uma educação escolar indígena diferenciada e intercultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18807

Palabras clave:

Educação escolar indígena, Interculturalidade, Decolonialidade

Resumen

O presente artigo é parte da dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, defendida em setembro de 2023. O trabalho teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento da educação escolar indígena diferenciada e intercultural a partir das propostas oficiais do Estado brasileiro, as diferentes concepções da interculturalidade e suas dificuldades de operacionalização e apontar alternativas à educação escolar indígena. A metodologia utilizada para esse trabalho foi de revisão bibliográfica, especialmente no campo da educação escolar indígena, leitura de documentos oficiais, trabalho de campo, etnografia, entre outros. O artigo discute a educação intercultural como essencial para o desenvolvimento de uma educação escolar indígena diferenciada e intercultural, ainda que na prática
encontre dificuldades para realização de tal meta, devido a alguns fatores como a polissemia do termo, pouco debate no sistema de ensino, entre outros fatores. Assim, buscamos apresentar a interculturalidade crítica decolonial como uma boa perspectiva para uma educação escolar indígena descolonizadora e formadora da autonomia indígena.

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Biografía del autor/a

Eduardo dos Santos Rodrigues, SEMED/SED

Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Maria Raquel da Cruz Duran, UFMS

Professora Adjunta na Faculdade de Ciências Humanas e na Pós-Graduação em Antropologia Social da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Rodrigues, E. dos S., & Duran, M. R. da C. (2024). A interculturalidade crítica decolonial como alternativa para uma educação escolar indígena diferenciada e intercultural. Revista Ñanduty, 12(19), 155–177. https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18807