A Educação Física escolar como um caminho para a cultura do bem viver

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v11i17.16821

Palavras-chave:

Educação escolar e interculturalidade, Lógica utilitarista, Povos originários, Buen Vivir/Bem Viver, Saberes tradicionais

Resumo

Este ensaio tem como objetivo refletir sobre a “utilidade” da Educação Física escolar (EF) a partir dos princípios do Buen Vivir oriundos dos saberes ancestrais dos povos originários latino-americanos. Parte da premissa de que a lógica capitalista parece insistir em se fazer presente em quase todas as dimensões humanas, com pretensões de se naturalizar como orientadora prioritária em todas as práticas sociais, em especial na educação escolar. Ao não se “adaptar” à referida lógica, a Educação Física é rotulada – veladamente ou não – como componente curricular insignificante no ambiente escolar, e seus conteúdos considerados inúteis. Diante disso, ousamos pensar que a principal utilidade da EF escolar residiria, talvez, naquilo mesmo que ela tem de inútil, de gratuito, logo, de resistência à lógica da mercadoria. Buscamos subsídios para fundamentar a referida tese a partir da interculturalidade, especificamente no que se refere à cultura dos povos indígenas. Assim, a Educação Física escolar, a partir dos modos de ser e existir desses povos, pode ser pensada como um caminho para a cultura do bem viver, orientada pelo respeito à diversidade, a cooperação, a solidariedade e a harmonia entre todos os seres.

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Biografia do Autor

Marlon André da Silva, IFRS

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Osório, RS, Brasil. 

Paulo Evaldo Fensterseifer, Unijuí

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, Ijuí, RS, Brasil

Fabiane da Silva Prestes, Unijuí

Doutora em Ciências pela Universidade do Vale do Taquari. Bolsista PNPD em Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Unijuí, Ijuí, RS, Brasil

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Silva, M. A. da, Fensterseifer, P. E., & Prestes, F. da S. (2023). A Educação Física escolar como um caminho para a cultura do bem viver. Revista Ñanduty, 11(17), 118–136. https://doi.org/10.30612/nty.v11i17.16821