Saber com(o) ebó epistemológico: angústias sobre tela a partir de uma umbandista
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17885Palavras-chave:
entrevista, Jaqueline de Oxóssi, ebó epistemológicoResumo
Trata-se de um texto colaborativo, produzido a seis mãos, sem muitas referências bibliográficas justamente para des-re-pensar os cânones dos saberes acadêmicos, que tece críticas contundentes ao capitalismo, consumismo e individualismo no mundo contemporâneo, expõe a preocupação com a vida, de humanos, não humanos e mais que humanos, e denuncia o distanciamento entre a academia e as comunidades ancestrais.
Downloads
Referências
BÂ, Amadou Hampâté. 2010. “A tradição viva”. In: KI-ZERBO, Joseph. (ed). História geral da África I: Metodologia e pré-história da África. 2ª Ed. Brasília, UNESC, p. 167-212.
HARAWAY, Donna. 2009. “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial”. Cadernos Pagu, Campinas, 5: 5-41.
MILAGRES, Agostinho da Silva Milagres: Dicionário Yorùbá/Português/Yorùbá – Versão Básica. In: https://www.academia.edu/43089409/Dicion%C3%A1rio_Yor%C3%B9b%C3%A1, (acessado em 7 jun. 2023).
MONTEIRO, Eloah. 2011. Povo de santo: umbandistas de Viçosa. Viçosa: Editora UFV.
OYĚWÙMÍ, Oyèrónké. 2021. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Tradução de Wanderson Flor do Nascimento. Rio de Janeiro, Bazar do Tempo.
PINTO, Altair. 1971. Dicionário da Umbanda: anexo-pequeno vocabulário da língua Yoruba. Rio de Janeiro, ECO.
RUFINO, Luiz. 2017. Exu e a Pedagogia das Encruzilhadas. Tese de doutorado em Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
RUFINO, Luiz. “Pedagogias da Encruzilhadas”. Revista Periferias, Rio de Janeiro, (10)1:71-88. 2018.
WIKIPÉDIA. Vida do cientista César Lattes. In: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9sar_Lattes, (acessado em 7 jun. 2023).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ñanduty
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).