A presença indígena na universidade: percursos da construção e implementação do curso Teko Arandu

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18806

Keywords:

Universidade, Presença indígena, Movimento indígena, Licenciatura intercultural indígena

Abstract

O presente texto é parte de experiências que emergem das memórias e reflexões, sobre a forma como vivenciamos, na universidade, a construção da entrada dos povos Guarani e dos Kaiowá. Narramos o processo de construção do curso e a entrada, enquanto movimento indígena, de um coletivo Guarani e Kaiowá por meio do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu. Destacamos as tensões que são geradas quando na universidade nos deparamos com diferentes regimes de conhecimento.

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Maria Aparecida Mendes de Oliveira, UFGD

Docente no curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu - Faculdade Intercultural
Indígena/Universidade Federal da Grande Dourados

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Published

2024-07-31

How to Cite

Oliveira, M. A. M. de. (2024). A presença indígena na universidade: percursos da construção e implementação do curso Teko Arandu. Revista Ñanduty, 12(19), 137–154. https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18806