A presença indígena na universidade: percursos da construção e implementação do curso Teko Arandu

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18806

Palabras clave:

Universidade, Presença indígena, Movimento indígena, Licenciatura intercultural indígena

Resumen

O presente texto é parte de experiências que emergem das memórias e reflexões, sobre a forma como vivenciamos, na universidade, a construção da entrada dos povos Guarani e dos Kaiowá. Narramos o processo de construção do curso e a entrada, enquanto movimento indígena, de um coletivo Guarani e Kaiowá por meio do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu. Destacamos as tensões que são geradas quando na universidade nos deparamos com diferentes regimes de conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Mendes de Oliveira, UFGD

Docente no curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu - Faculdade Intercultural
Indígena/Universidade Federal da Grande Dourados

Citas

BARBIER, R. (2002). A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora.

BENITES, Tonico. (2009). A escola na ótica dos ava kaiowá: impactos e interpretações indígenas. Dissertação Mestrado em Antropologia Social. Museu Nacional do Índio, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BENJAMIN, Walter (2012). O Narrador: Considerações Sobre a Obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas I. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense. 13 Curso ofertado na FAIND, para as populações camponesas, que habilita em duas áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

CARNEIRO DA CUNHA, Manoela (2007). Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 75, p. 76–84, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13623. Acesso em: 12 jun. 2024.

CARNEIRO DA CUNHA, Manoela (2009). Cultura com aspas. São Paulo, Cosac & Naify.

GALLOIS, Cominique Tilkin (2014). “A escola como problema: algumas posições”. In: Carneiro da Cunha, Manoela e Cesarino, Pedro de Niemeyer (Orgs.). Políticas Culturas e Povos Indígenas. São Paulo. Ed. Cultura Acadêmica.

GIROUX, Henry; McLAREM, Peter (1999). “Formação do Professor como uma esfera contra-pública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural”. In. In. MOREIRA, Antonio Flávio. & SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. 3. ed.

São Paulo: Cortez.

GIROUX, Henry; SIMOM, Roger (1999). “Cultura Popular e Pedagogia Crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular”. In. MOREIRA, Antonio Flávio. & SILVA, Tomas Tadeu da (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. 3. ed. São Paulo: Cortez.

KRENAK, Ailton (2018). “A presença indígena na universidade”. Maloca Revista de estudos indígenas. Campinas, SP, n. 1, v. 1 pp. 9 - 16 jul. - dez. In: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/jrbort,+Malocca_diagramada-9-16.pdf (acessado em 12

de fevereiro de 2024).

MATHIAS FLEURI, Reinaldo. Desafios à Educação Intercultural no Brasil. PerCursos, Florianópolis, v. 2, 2007. Disponível em:

https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1490. Acesso em: 12 jun. 2024.

MIGNOLO. Walter (2015). Habitar La Frontera Sentir y pensar la descolonialidad (Antología, 1999-2014). Barcelona. Edición: CIDOB y UACJ.

NASCIMENTO, Adir Casaro (2010). “Educação Escolar Indígena: Entre os Limites e os Limiares da Inclusão/Exclusão”. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 9, n. 1. In: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/167. (Acessado em: 13

fevereiro, 2024.

OLIVEIRA, Maria Aparecida Mendes (2020) Nhande Reko Mbo’e: busca de diálogos entre diferentes sistemas de conhecimentos no contexto das práticas de professores de matemática Guarani e Kaiowá. Tese Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

OLIVEIRA, Maria Aparecida Mendes de (2009). Práticas vivenciadas na constituição de um curso de licenciatura indígena em matemática para as comunidades indígenas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul. Dissertação Mestrado em Educação Matemática –

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

PRADA, Fernandes e LÓPEZ, Luis Enrique (2005). Educación Superior y Descentralización Epistemológica. In: Anais das I Conferência Internacional sobre Ensino Superior Indígena: construindo novos paradigmas. Barra do Bugres: UNEMAT.

QUIJANO, Aníbal (1992). “Colonialidad y modernidad/racionalidad”. Perú Indígena (lima) vol. 13, nº 29.

SCHADEN, Egon (1974). Aspectos fundamentais da cultura Guarani. 3. ed. São Paulo: EDUSP.

SILVA, Tomaz Tadeu (2006). O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. 1 ed., 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMITH, Linda Tuhiwau (2018). Decolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Trad. Roberto G. Barbosa. Curitiba. Ed. UFRP. Souza Lima, Antonio Carlos e BarrosoHoffmann de Maria (orgs). Seminário Desafios para uma Educação Superior para os Povos

Indígenas no Brasil, realizado em Brasília, em agosto de 2004. Rio de Janeiro. LACEDMuseu nacional do Indío. 2007. Disponível em

https://dlc.library.columbia.edu/catalog/ldpd:504550/bytestreams/content/content?filename=

Apresenta%C3%A7%C3%A3o+do+Programa+IFP+p74-82.pdf. Acesso em: junho de 2024.

UFGD. FAIND (2012). Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu. Projeto

Pedagógico, Dourados: [s.n].

UFGD-FAIND (2012). Projeto Político Pedagógico – Licenciatura Intercultural Indígena –Teko Arandu. Disponível em:

https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COGRAD/PPC_TEKO__REESTRUTURADO__2019.pdf. Acesso em: 12 jun. 2024.

WALSH, Catherine (2009). “Interculturalidad crítica e educación intercultural”. Seminário Interculturalidad y Educación Intercultural, organizado pelo Instituto Internacional de Integracióndel Convenio Andrés Bello, La Paz, 9.

In:file:///C:/Users/Usuario/Downloads/interculturalidad%20critica%20y%20educacion%20intercultural%20(1).pdf (Acessado em13 setembro 2013)

Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Oliveira, M. A. M. de. (2024). A presença indígena na universidade: percursos da construção e implementação do curso Teko Arandu. Revista Ñanduty, 12(19), 137–154. https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18806