O Graphmatica nas práticas pedagógicas no curso de Licenciatura em Matemática: o ensino de Funções

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16864

Palabras clave:

Software, Investigação matemática, Formação inicial

Resumen

Este estudo teve como objetivo principal refletir sobre a utilização do software Graphmática na prática pedagógica matemática junto aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do segundo ano de uma faculdade pública, no interior do Mato Grosso do Sul, para potencializar o estudo de funções do 1º grau. Nesse sentido, nos pautamos nos estudos de Gáscon, pois compreendemos que ensinar matemática é problematizar, provocar a elaboração de conjecturas, sendo o aluno, protagonista deste processo Para tanto, a tecnologia digital, tal como está posta hoje, pode contribuir para que essa interação seja efetivada permitindo que o estudante relacione aprendizagens anteriores com os novos conhecimentos a serem construídos e incorporados. Como resultados, a análise dessa investigação permitiu observar que mais fundamental do que ter o domínio do software, é proporcionar situações pedagógicas em que se engendra atividades cativantes, que despertem a curiosidade e o senso crítico dos alunos - em nosso caso, dos acadêmicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sonner Arfux de, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Katia Guerchi Gonzales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em Educação para a Ciência pela Unesp. Atua como docente do ensino superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Nova Andradina. É membro do Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Desenvolve pesquisas na área da Educação Matemática, atuando principalmente na História da Educação Matemática. É também membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso do Sul, membro do comitê de pareceristas das revistas Perspectivas da Educação Matemática, Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas e Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática.

Antonio Sales, Universidade Anhanguera-Uniderp

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica Dom Bosco (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Docente Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015-2022) e Docente do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera- Uniderp e do Programa de Educação Matemática da Universidade Anhanguera-SP. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, Estatística Aplicada, Modelagem Matemática, Geometria. Desenvolve projetos de pesquisa principalmente em: a) Educação Matemática envolvendo os seguintes temas: Teoria Antropológica do Didático, Demonstração e Argumentação, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e Matemática na Educação Especial; b) Formação de Professores envolvendo: Ética Profissional, Concepções de Professores, Educação em Saúde, Análise de Material Educativo e Narrativas ;c) bem-estar humano levando em conta o desenvolvimento da Inteligência Espiritual. Atualmente cursa graduação em Filosofia e é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIDERP. http://orcid.org/0000-0001-5515-6625

Citas

Felice, J. Números: Ideias, linguagens e representações. GAMA EDITORIAL. Vol. 1. Nova Andradina-MS. 2019.

Ponte, J. P.; Brocardo, J.; Oliveira, H. (2006). Investigação Matemática na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica,.

Barco, L., (2008). A Educação e Escola na Era Digital. In: Estefenon, S. G. B., Eisenstein, E. (Orgs.) (2008) Geração Digital: riscos e benefícios das novas tecnologias para as crianças e os adolescentes. Rio de Janeiro: Vieira & Lent.

Borba, M. C., Silva, R. S. R. & Gadanidis, G. (2016) Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula em internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica,

Davis, P. J., Hersh, R.,( 1986) A Experiência Matemática. 3.ed. Rio de janeiro: Francisco Alves.

Gascón, J., (2001) Incidencia del modelo epistemológico de las matemáticas

sobre las prácticas docentes. RELIME. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, Vol. 4, Nº. 2, 2001, pp. 129-160. Disponível em < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2147202 > Acesso em 14 out 2022.

Gravina, M. A., & Santarosa, L. M. C. (1999). A Aprendizagem da Matemática Em Ambientes Informatizados. Informática na Educação: teoria & prática, V. 2 Nº 1, maio, 1999. Disponível em < https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/20962/000243348.pdf?sequence=1&isAllowed=y > Acesso em 14 out 2019.

Kenski, V. M., (2011). Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8.ed. São Paulo: Papirus, 2011.

Malaca, C. & Néri, I. C. (2007). Guia do Usuário Graphmática. São Paulo: Editora não especificada. Disponível em < http://www.Graphmatica.com/user/GuiaDoUsuario-Graphmáticav2003p.pdf > Acesso em: 14 out 2021.

Marcuschi, L. A. & Xavier, A. C., (orgs.) (2010) Hipertexto e Gêneros Digitais: novas formas de construção de sentido.3.ed. São Paulo: Cortez.

Ponte, J. P. (2003) Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat (CD-ROM, pp. 25-39). Lisboa: APM.

Ponte, J. P., Oliveira, H., Brunheira, L., Varandas, J. M., & Ferreira, C. (1998). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41-70.

Mato Grosso do Sul. (2014). PPP- Projeto Politico Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática da UEMS de Nova Andradina, Disponível em: http://www.uems.br/assets/uploads/cursos/c9410259627b0b9dbb1ee634e5a3f7c9/projeto_pedagogico/1_c9410259627b0b9dbb1ee634e5a3f7c9_2020-02-18_15-09-35.pdf. Acesso em: 28 abril 2022.

Santaella, L. (2013), Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus.

Santaella, L.(2004). Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus.

Santos, C. A &; Sales, A. (2017) As Tecnologias Digitais da Informação de da Comunicação no Trabalho Docente. Curitiba-PR: Appris.

Wegner, A. (2011). Uma abordagem do uso do software graphmatica para o ensino de funções na primeira série do ensino médio (Master's thesis).

Publicado

2023-04-01

Cómo citar

Sonner Arfux de, Gonzales, K. G., & Sales, A. (2023). O Graphmatica nas práticas pedagógicas no curso de Licenciatura em Matemática: o ensino de Funções . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(1), 119–141. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16864

Número

Sección

Artículos