A invisibilidade do gênero nas discussões das professoras de Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.13111

Palabras clave:

Educação matemática, Mulheres na Matamática, Gênero

Resumen

Este artigo tem como objetivo problematizar como o processo de generificação da Matemática está sendo produzido nos discursos das professoras de Matemática.  Para isso, analisamos as falas de um grupo focal, composto por professoras de Matemática, onde relatamos a invisibilidade de questões de gênero nos discursos das docentes. Nesta pesquisa de cunho pós crítico, utilizamos o gênero como categoria de análise, e abordamos questões que surgiram do grupo focal como a verdade da Matemática e o erro na Matemática. Na análise dos discursos, legitimamos que a inserção das mulheres na Matemática pode ser vista como uma migração do privado para o público. Consideramos que há um processo histórico de produção de discursos sobre a inferioridade feminina que interditou a presença das mulheres em lugares de saber poder e, assim, a possibilidade destas mostrarem o quão inconcebível é a diferenciação desigual das capacidades intelectuais baseadas no sexo, ou no gênero.

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Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Souza, J. B., & Loguercio, R. de Q. (2022). A invisibilidade do gênero nas discussões das professoras de Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(2), 70–90. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.13111

Número

Sección

Artículos