Tecnologias Digitais no ensino de Matemática: desafios e possibilidades no primeiro Ciclo de Formação Humana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.12808

Palabras clave:

Concepções, Práticas, Ensino-aprendizagem

Resumen

O presente estudoteve como objetivo compreender as concepções acerca das tecnologias e das TDs utilizadas por professores que atuam no primeiro Ciclo de Formação Humana no município de Araputanga, Mato Grosso, e, assim, fornecer subsídios para ampliar discussões em relação a essa temática. A pesquisa foi desenvolvida com sete professoras que atuam em escolas públicas no município de Araputanga, estado de Mato Grosso. A metodologia, de cunho qualitativo, com foco na pesquisa de campo, teve como instrumentos de produção de dados um questionário, contendo perguntas abertas, e a observação in loco. Os resultados mostraram que as TDs ainda não são plenamente adotadas como recursos em sala de aula. Essa lacuna pode ser explicada devido à insegurança e à falta de domínio na área tecnológica por parte das professoras e também devido à falta de equipamentos e de laboratórios de informática, o que, consequentemente, dificulta o desenvolvimento de práticas metodológicas que envolvam o uso das TDs.

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Biografía del autor/a

Gilcinéia Gonçalves Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), Universidade do Estado de Mato Grosso, Carlos Alberto Reys Maldonado, UNEMAT,Barra do Bugres

Graduação em Pedagogia e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

José Wilson Pires Carvalho, Universidade doo Estado de Mato Grosso, Carlos Alberto Reis Maldonado, UNEMAT

Licenciatura em Química, Mestrado em Fisico-Química e Doutorado em Ciências. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM)

Fátima Aparecida da Silva Iocca, Universidade doo Estado de Mato Grosso, Carlos Alberto Reis Maldonado, UNEMAT

Licenciatura Ciências Biológicas,Mestrado em Ecologia e Doutorado em Ecologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM)

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Publicado

2022-12-15

Cómo citar

Ferreira, G. G., Carvalho, J. W. P., & Iocca, F. A. da S. (2022). Tecnologias Digitais no ensino de Matemática: desafios e possibilidades no primeiro Ciclo de Formação Humana. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(4), 118–139. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.12808

Número

Sección

Artículos