Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.8316

Resumo

Conhecer e se apropriar dos conhecimentos que vêm sendo discutidos/produzidos em Educação Matemática é de fundamental importância para a formação de futuros professores de Matemática. Entretanto, como isso tem sido possível aos estudantes em cursos de licenciatura em Matemática? Esse texto apresenta o relato de uma experiência vivenciada em/por uma turma de primeiro período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo objetivo foi possibilitar aos estudantes a construção de uma definição de Modelagem Matemática a partir de etapas práticas e teóricas de uma mesma atividade. Verificou-se, pelas respostas dadas a um questionário, que os estudantes conseguiram chegar a definições de Modelagem Matemática na Educação Matemática de forma coerente ao conectarem a parte prática e a parte teórica da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação pela UFMG. Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e professor do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da mesma instituição. Ouro Preto - MG, Brasil

Referências

Araújo, J. L. (2007). Relação entre matemática e realidade em algumas perspectivas de modelagem matemática na Educação Matemática. In: J. C. Barbosa; A. D. Caldeira & J. L. Araújo (Orgs.), Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais (pp. 17-32). Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Barbosa, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. (2001). Anais da 24a Reunião Anual da ANPED (pp. 1-30). Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

Bassanezi, R. C. (2004). Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. 2a edição. São Paulo: Contexto.

Biembengut, M. S.; Hein, N. (2005). Modelagem Matemática no ensino. 4a edição. São Paulo: Contexto.

Burak, D. (1992). Modelagem Matemática: Ações e Interações no Processo de ensino aprendizagem. Campinas, 1992. 329f. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

Campos, I. S. (2013). Alunos e, ambientes de Modelagem Matemática: caracterização do envolvimento a partir da relação com o Background e o Foreground. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

Kluber, T. E. (2009). Um Olhar Sobre a Modelagem Matemática no Brasil Sob Algumas Categorias Fleckianas. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, 2(2), 219-240.

Passos, C. L. B. et al. (2006). Desenvolvimento Profissional do professor que ensina Matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, 1,2(XV), 193-219.

Vidigal, C. L. (2013). Desenvolvendo criticidade e criatividade com estudantes de Geografia por meio de Modelagem. Dissertação de Mestrado. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

Torisu, E. M. (2018). Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(3), 96–107. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.8316

Edição

Seção

Experiências pedagógicas