Função polinomial do segundo grau: uma prática utilizando o <em>software</em> Geogebra

Autores

  • Jefferson Dantas de Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7359

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de estágio que consistiu na aplicação de atividades envolvendo o software Geogebra em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do sul da Bahia. A prática objetivou desenvolver com os estudantes uma atividade investigativa de função polinomial do segundo grau. A realização se deu durante o horário de aula, por meio de uma oficina, onde os estudantes apresentaram para os colegas os gráficos elaborados no software. Ao final da oficina os estudantes manifestaram-se positivamente, dizendo que o software proporcionou uma melhor visualização e entendimento da representação gráfica das funções do 2º grau estudadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Dantas de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestrando em Educação Matemática UESC. Licenciado em Matemática

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEM/UESC

Referências

BENITTI, F. Exploring the Educational Potential of Robotics in Schools: A Systematic Review. Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), CTTMar, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Rua Uruguai, 458, CP 360, 88302-202 Itajaí, SC, Brazil, 2012.

BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherche en didactique des mathématiques. Grenoble, v. 7, n. 2, p. 33-115, 1986.

COWPER, W. Exploring drag-mode geometry. In: Discovering Geometry with a computer – Using Cabri Géomètre. Heinz Schumann and David Green. Ed. Chartwell-Bratt, 1994.

JUNIOR, Raul. O Ensino a distância e as novas tecnologias. Revista Primus Vitam, n°5. 2013.

PAPERT, S. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

SOUZA, J. R. Novo olhar: Matemática : 1 / Joamir Roberto de Sousa. – 2. Ed. – São Paulo: FTD, 2013.

ZULATTO, R. B. A. Professores de Matemática que utilizam softwares de Geometria Dinâmica: suas características e perspectivas. Dissertação de Mestrado, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Oliveira, J. D. de, & Madruga, Z. E. de F. (2018). Função polinomial do segundo grau: uma prática utilizando o <em>software</em> Geogebra. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(1), 102–113. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7359

Edição

Seção

Experiências pedagógicas