Metodologías Activas como Estrategia para el Aprendizaje Significativo en Matemáticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17672

Palabras clave:

En Metodologías Activas, Aprendizaje Significativo, Tecnologías Digitales

Resumen

Este artigo discute a utilização de Metodologias Ativas no ensino de Matemática como alternativa para a construção de uma aprendizagem significativa, a partir da dissertação de mestrado “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: possibilidades de aprendizagem em matemática”. Utilizando uma abordagem qualitativa e os princípios da Pesquisa Baseada em Design para orientar seu desenvolvimento e análise dos resultados, a pesquisa foi realizada com duas turmas de 9º ano de Estância Velha (RS/Brasil) em 2022. A pesquisa teve como objetivo investigar e implementar um projeto de ensino e aprendizagem na área de Matemática com recursos tecnológicos digitais e diferentes metodologias, baseado na constituição de unidades de aprendizagem potencialmente significativas, na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados indicam que as metodologias ativas estimularam a dedicação e o comprometimento dos alunos, evidenciando a ocorrência de aprendizagens significativas nos três níveis (representacional, proposicional e conceitual).

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Biografía del autor/a

Pâmela Veridiane da Silva Damian, ULBRA

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Carmen Teresa Kaiber, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca-Espanha (1998). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, tendo sido coordenadora de área do PIBID/Matemática da ULBRA. No ano de 2019 foi agraciada com o Prêmio CAPES de Tese 2018 na Área de Ensino.Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Educação Matemática atuando principalmente com os seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática, tecnologias digitais em Educação Matemática e formação de professores de Matemática.

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Publicado

2023-12-21

Cómo citar

Damian, P. V. da S., & Kaiber, C. T. (2023). Metodologías Activas como Estrategia para el Aprendizaje Significativo en Matemáticas. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(4), 161–182. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17672

Número

Sección

Artículos