Metodologías Activas como Estrategia para el Aprendizaje Significativo en Matemáticas
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17672Palabras clave:
En Metodologías Activas, Aprendizaje Significativo, Tecnologías DigitalesResumen
Este artigo discute a utilização de Metodologias Ativas no ensino de Matemática como alternativa para a construção de uma aprendizagem significativa, a partir da dissertação de mestrado “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: possibilidades de aprendizagem em matemática”. Utilizando uma abordagem qualitativa e os princípios da Pesquisa Baseada em Design para orientar seu desenvolvimento e análise dos resultados, a pesquisa foi realizada com duas turmas de 9º ano de Estância Velha (RS/Brasil) em 2022. A pesquisa teve como objetivo investigar e implementar um projeto de ensino e aprendizagem na área de Matemática com recursos tecnológicos digitais e diferentes metodologias, baseado na constituição de unidades de aprendizagem potencialmente significativas, na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados indicam que as metodologias ativas estimularam a dedicação e o comprometimento dos alunos, evidenciando a ocorrência de aprendizagens significativas nos três níveis (representacional, proposicional e conceitual).
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