A disciplina de Matemática Financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.11509

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática. Matemática Financeira. Projetos Pedagógicos dos Cursos.

Resumo

Nesta  pesquisa, objetivamos compreender de que maneira a disciplina  de Matemática Financeira está estruturada nos Projetos Pedagógicos dos  Cursos (PPCs) das licenciaturas em Matemática e adequada à futura prática do professor. Adotamos como metodologia, uma abordagem qualitativa do tipo documental, cujo corpus foi constituído por 182 PPCs de cursos, de todas as regiões geográficas do Brasil. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, a qual possibilitou a constituição de duas categorias de análise. Debatendo as categorias, evidenciamos a necessidade de as licenciaturas em Matemática tomem  para si a responsabilidade de formar professores capacitados, contemplando saberes associados ao desenvolvimento  do  processo de educação escolar básica. Esperamos que este estudo possa contribuir com o debate do currículo da formação inicial de professores e que transcenda o ensino, meramente técnico, o qual supervaloriza o ensino numa perspectiva transmissiva de conceitos em detrimento da construção do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Regimar Alves Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Mestre em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí (2019). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2015). Graduado em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Iporá Goiás (2006). Professor efetivo da rede municipal de ensino desde 2012. Atualmente é professor na Educação Básica (PEB III) na EMEF Professor Clóvis Leão de Almeida - Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde - Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Luciano Duarte da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Licenciado e bacharel em matemática pela PUC-GO, mestre em matemática na área de Geometria Diferencial pela UFG e doutor em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Atualmente sou professor e formador de professores de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)-Goiânia/GO. Sou membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG) atua principalmente em pesquisas que discutem os seguintes temas: O ensino das disciplinas específicas do curso de licenciatura em matemática; O ensino das disciplinas de educação matemática do curso de licenciatura em matemática; e políticas públicas voltadas a formação de professores.

Márcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Educador matemático com o objetivo de contribuir com os processos formativos de professores de Matemática no Estado de Mato Grosso e no Brasil. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Unesp/Rio Claro/SP. 2016. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Unesp/Rio Claro/SP. 2007. Graduado no curso de Licenciatura Plena de Matemática pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso em 2004. Professor Efetivo com Dedicação Exclusiva vinculado a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Barra do Bugres. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Campus de Barra do Bugres/MT.

Nilton Cezar Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP(2017), na área de Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem da Matemática; Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2000), na área de Álgebra (com aplicações em criptografia); Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1995). Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal de Goiás-IFG; Membro do GTERP - Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas/UNESP-Rio Claro; Membro do NEPEM - Núcleo de Pesquisa em Educação Matemática/IFG-Goiânia; Professor/orientador no programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFG-Jataí. Área de interesse: Resolução de Problemas de Matemática (Estudo de estratégias de resolução de problemas e o ensino através da resolução de problemas), Ensino de Álgebra (o ensino de álgebra nos cursos de Licenciatura em Matemática), Pensamento Algébrico, Semiótica e Formação de Professores de Matemática.

Referências

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Ferreira, R. A., Silva, L. D. da, Rodrigues, M. U., & Ferreira, N. C. (2020). A disciplina de Matemática Financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(3), 85–109. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.11509

Edição

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Artigos