Estado do conhecimento

O que dizem as pesquisas acerca da busca por resultados do IDEB, entre os anos de 2011-2021?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.17801

Mots-clés :

IDEB, Qualidade da educação, Resultados

Résumé

Este trabalho objetiva descrever e sistematizar as pesquisas realizadas dos anos de 2011-2021, que apresentam discussão em torno do IDEB e a busca por resultados quantitativos e/ou qualitativos da educação. Os dados foram analisados através de duas categorias, a partir da Análise do Discurso (AD) de Foucault (2008), por meio do método arquegenealógico, sendo elas: regularidades discursivas e a dispersão. Identificou-se, como regularidades discursivas, a fragilidade do IDEB como indicador da qualidade do ensino nas escolas públicas, além de uma concepção de qualidade voltada para o mercado de trabalho e empregabilidade. Ademais, a maquinaria do IDEB influencia na busca por resultados que representam o quantitativo no âmbito educacional. Quanto à dispersão, constatou-se que, embora o IDEB não seja um reflexo preciso da qualidade da educação, não foram identificadas atitudes de resistência em relação ao índice, pois as ações destinadas a alcançar resultados considerados satisfatórios continuam sendo desenvolvidas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Karina Pessoa de Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UERN.

Ciclene Alves da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta IV da UERN, com atuação na área de Políticas Educacionais e gestão escolar. Atualmente Chefe do Departamento de Educação.

 

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Publié-e

2023-12-21

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QUEIROZ, K. P. de; SILVA, C. A. da. Estado do conhecimento: O que dizem as pesquisas acerca da busca por resultados do IDEB, entre os anos de 2011-2021?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023018, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.17801. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17801. Acesso em: 3 juill. 2024.

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