Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Início
Actual
Archivos
Avisos
Instagram
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UFGD
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 8 Núm. 15 (2020)
Vol. 8 Núm. 15 (2020)
Publicado:
2020-07-01
Apresentação
Apresentação - Educação, Currículo e Ensino de Ciências: por uma base comum
Sebastião Rodrigues-Moura, Graciella Watanabe, Fabio Perboni
1-5
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12418
A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios
Visão dos professores de ciências da rede municipal de Barra Mansa, diante dos desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro
6-19
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10456
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a epistemologia de Paul Karl Feyerabend no ensino de ciências: questões terminológicas
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi, Mariane Grando Ferreira, Dulce Maria Strieder
20-38
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10450
O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC
Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
39-60
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10649
Políticas curriculares na BNCC e o ensino das ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio
Marina Silveira Bonacazata Santos, Jani Alves da Silva Moreira
61-80
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10343
A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações na proposta curricular de ciências naturais do estado do Acre
Adriana Ramos dos Santos, Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
81-97
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10684
A exclusão da temática sexualidade nos anos inicias do ensino fundamental na BNCC e seus reflexos para o ensino de ciências
Ricardo Desidério da Silva
98-112
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12282
A constituição do grupo de elaboração da BNCC de ensino de ciências: trajetórias de seus atores sociais e seus impactos na elaboração da proposta
Felipe Muneratto, Rodolfo Henrique de Souza, Matheus Ianello, Diego Nunes Navarro, Graciella Watanabe
113-132
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12283
Por uma cultura científica para a incorporação social da ciência: implicações curriculares na BNCC
Sebastião Rodrigues-Moura, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
133-149
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12284
Um desafio para a Base Nacional Comum Curricular: o diálogo entre a alfabetização científica e tecnológica e a inclusão escolar
Paloma Alinne Alves Rodrigues
150-160
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12285
Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais da educação fundamental no contexto de uma escola municipal de Vitória/ES
Leonardo Salvalaio Muline, Isabela Cabral Félix de Sousa
161-182
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12286
Artigos Fluxo Contínuo
Notas en torno a la “suciedad” y al “normalismo” en la educación paraguaya
José Manuel Silvero Arévalos, Mariza Amaral Maciel
183-193
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12415
Possibilidades contributivas do ensino desenvolvimental para a problemática da falta de atenção dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental
Silas Alberto Garcia, Made Júnior Miranda, Katianny Santana Lúcio da Costa, Rodrigo Pereira de Sousa, Samuel Gomes de Souza
194-208
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10113
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
Ana Claudia Lemes de Morais
209-229
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10096
Participação e gestão democrática da educação: o legislado é o praticado?
Nilson Francisco da Silva, Maria Alice de Miranda Aranda
230-244
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.9666
Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados
Mylena Freitas Araújo, Andréia Nunes Militão
245-264
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11558
Percepção das praticantes sobre os benefícios físicos e psicológicos da dança do ventre
Patrícia Cavalcante Rodrigues, John Lee Silva Pereira, Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva
265-278
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11162
O processo de institucionalização da EaD na UFG a partir da experiência com a Universidade Aberta do Brasil
Lilian Ucker Perotto, Marília de Goyaz
279-292
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10218
Organização e funcionamento das classes hospitalares: uma prerrogativa da Educação Especial?
Andreia Pires Dias Claro, Eduardo Adão Ribeiro, Washington Cesar Shoiti Nozu
293-309
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11574
Resenhas
Caminhos percorridos pela educação profissional: o prescrito e o vivido
Joilson Silva de Sousa, Alanderson Maxson Ferreira do Nascimento, Avelino Aldo de Lima Neto
310-316
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11135
Relatos de Experiência
O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
Ana Maria Ricci Molina, Roberta Ricci Molina
317-329
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10065
Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
Clair Moron dos Santos Munhoz, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Mariolinda Rosa Romera Ferraz, Elis Regina dos Santos Viegas
330-341
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10076
Formação continuada de professores de matemática: um relato de experiência sobre o projeto PAPMEM
Adriana Vilela Biscaro, Vanderlea Rodrigues Bazão, Ana Maria Villela Grecco, Sandra Regina de Oliveira de Souza
342-352
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10189
Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência
Carlos Rodrigues de Carvalho
353-362
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10188
Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental
Anderson Pedro Laurindo, Priscila Sirigate Aplewicz, Josie Ágatha Parrilha da Silva, Eloisa Aparecida Silva Ávila de Matos
363-379
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10289
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Palabras clave
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Número actual
Block title
Um ensaio sociológico a respeito do filme "escritores da liberdade"
2227
A pesquisa qualitativa em educação
1437
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
1184
A Educação Física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área
1008
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
782
Preservada en: