Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Início
Actual
Archivos
Avisos
Instagram
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UFGD
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 8 Núm. 15 (2020)
Vol. 8 Núm. 15 (2020)
Publicado:
2020-07-01
Apresentação
Apresentação - Educação, Currículo e Ensino de Ciências: por uma base comum
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12418
Sebastião Rodrigues-Moura, Graciella Watanabe, Fabio Perboni
1-5
PDF (Português (Brasil))
A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios
Visão dos professores de ciências da rede municipal de Barra Mansa, diante dos desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10456
Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro
6-19
PDF (Português (Brasil))
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a epistemologia de Paul Karl Feyerabend no ensino de ciências: questões terminológicas
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10450
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi, Mariane Grando Ferreira, Dulce Maria Strieder
20-38
PDF (Português (Brasil))
O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10649
Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
39-60
PDF (Português (Brasil))
Políticas curriculares na BNCC e o ensino das ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10343
Marina Silveira Bonacazata Santos, Jani Alves da Silva Moreira
61-80
PDF (Português (Brasil))
A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações na proposta curricular de ciências naturais do estado do Acre
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10684
Adriana Ramos dos Santos, Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
81-97
PDF (Português (Brasil))
A exclusão da temática sexualidade nos anos inicias do ensino fundamental na BNCC e seus reflexos para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12282
Ricardo Desidério da Silva
98-112
PDF (Português (Brasil))
A constituição do grupo de elaboração da BNCC de ensino de ciências: trajetórias de seus atores sociais e seus impactos na elaboração da proposta
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12283
Felipe Muneratto, Rodolfo Henrique de Souza, Matheus Ianello, Diego Nunes Navarro, Graciella Watanabe
113-132
PDF (Português (Brasil))
Por uma cultura científica para a incorporação social da ciência: implicações curriculares na BNCC
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12284
Sebastião Rodrigues-Moura, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
133-149
PDF (Português (Brasil))
Um desafio para a Base Nacional Comum Curricular: o diálogo entre a alfabetização científica e tecnológica e a inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12285
Paloma Alinne Alves Rodrigues
150-160
PDF (Português (Brasil))
Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais da educação fundamental no contexto de uma escola municipal de Vitória/ES
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12286
Leonardo Salvalaio Muline, Isabela Cabral Félix de Sousa
161-182
PDF (Português (Brasil))
Artigos Fluxo Contínuo
Notas en torno a la “suciedad” y al “normalismo” en la educación paraguaya
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12415
José Manuel Silvero Arévalos, Mariza Amaral Maciel
183-193
PDF
Possibilidades contributivas do ensino desenvolvimental para a problemática da falta de atenção dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10113
Silas Alberto Garcia, Made Júnior Miranda, Katianny Santana Lúcio da Costa, Rodrigo Pereira de Sousa, Samuel Gomes de Souza
194-208
PDF (Português (Brasil))
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10096
Ana Claudia Lemes de Morais
209-229
PDF (Português (Brasil))
Participação e gestão democrática da educação: o legislado é o praticado?
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.9666
Nilson Francisco da Silva, Maria Alice de Miranda Aranda
230-244
PDF (Português (Brasil))
Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11558
Mylena Freitas Araújo, Andréia Nunes Militão
245-264
PDF (Português (Brasil))
Percepção das praticantes sobre os benefícios físicos e psicológicos da dança do ventre
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11162
Patrícia Cavalcante Rodrigues, John Lee Silva Pereira, Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva
265-278
PDF (Português (Brasil))
O processo de institucionalização da EaD na UFG a partir da experiência com a Universidade Aberta do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10218
Lilian Ucker Perotto, Marília de Goyaz
279-292
PDF (Português (Brasil))
Organização e funcionamento das classes hospitalares: uma prerrogativa da Educação Especial?
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11574
Andreia Pires Dias Claro, Eduardo Adão Ribeiro, Washington Cesar Shoiti Nozu
293-309
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
Caminhos percorridos pela educação profissional: o prescrito e o vivido
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11135
Joilson Silva de Sousa, Alanderson Maxson Ferreira do Nascimento, Avelino Aldo de Lima Neto
310-316
PDF (Português (Brasil))
Relatos de Experiência
O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10065
Ana Maria Ricci Molina, Roberta Ricci Molina
317-329
PDF (Português (Brasil))
Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10076
Clair Moron dos Santos Munhoz, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Mariolinda Rosa Romera Ferraz, Elis Regina dos Santos Viegas
330-341
PDF (Português (Brasil))
Formação continuada de professores de matemática: um relato de experiência sobre o projeto PAPMEM
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10189
Adriana Vilela Biscaro, Vanderlea Rodrigues Bazão, Ana Maria Villela Grecco, Sandra Regina de Oliveira de Souza
342-352
PDF (Português (Brasil))
Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10188
Carlos Rodrigues de Carvalho
353-362
PDF (Português (Brasil))
Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10289
Anderson Pedro Laurindo, Priscila Sirigate Aplewicz, Josie Ágatha Parrilha da Silva, Eloisa Aparecida Silva Ávila de Matos
363-379
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Palabras clave
gestión pedagógica
articulación
rol profesional docente
política educativa
educación infantil
brasil
uruguay
alfabetización
educación fronteriza
desafíos
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Número actual
Block title
Um ensaio sociológico a respeito do filme "escritores da liberdade"
1869
A pesquisa qualitativa em educação
1520
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
1161
A Educação Física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área
1076
Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente
864
Preservada en: