O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10065Palavras-chave:
Ensino de Artes. Processo de Criação. Autonomia.Resumo
Trata-se de um relato de experiência sobre o exercício da autonomia entre alunos/as durante o processo de criação no ensino de artes. A partir do relato dado pela professora que também foi uma das analisadoras da experiência, observou-se que na relação professor/a-alunos/as a construção da autonomia se manifesta mediante o sentimento de respeito pela figura de autoridade, que representa tanto o/a professor/a ou o/a aluno/a líder que emerge de grupos. É o sentimento de respeito às figuras de liderança/autoridade articulado às dimensões cognitiva e moral acerca da autonomia que permitem o diálogo e a tomada de decisões em pequenos grupos durante processo de criação no ensino de artes, com intervenções pontuais e sobre o processo a serem realizadas por educadores/as e lideres.
Downloads
Referências
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) • Volume 12 Número 2 Julho/Dezembro, p. 469-475, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: artes. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
GOSTROWER, Faya. Criatividade e Processos de Criação. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1977.
MOLINA, Roberta R. A arte conduz o ensino de arte. Disponível em: http://betaricci.blogspot.com.br/2012/05/arte-conduz-o-ensino-de-arte.html. Acesso em 24/maio/2015.
PAPALIA, D. e FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 12ª. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2013
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
PIAGET, Jean e INHELDER, B. A psicologia da criança. Editora Difel, 1982
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).