Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista

Autores/as

  • Felipe Soares Pereira Curso Educação Física, Universidade Federal da Grande Dourados.
  • Josiane Fujisawa Filus de Freitas Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.7644

Palabras clave:

Transtorno do Espectro Autista. Educação Física. PROESP-Brasil.

Resumen

O objetivo do presente estudo foi analisar o desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, uma síndrome do neurodesenvolvimento que afeta principalmente áreas comunicativas e de relacionamento social. A pesquisa é considerada descritiva com abordagem qualitativa e foi composta por 6 indivíduos com idades entre 8 e 13 anos, pertencentes a um projeto de educação física voltado a autistas da cidade de Dourados-MS. Utilizou-se os testes de velocidade de deslocamento e força explosiva dos membros inferiores do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) e observações de um período de 10 meses de aulas do projeto. Todos os sujeitos apresentaram resultado considerado “fraco” nos testes, porém algumas questões relativas ao teste e à deficiência devem ser consideradas, justificando o desempenho dos avaliados. Concluiu-se que a avaliação motora utilizada indicou que os alunos autistas possuem desempenho motor diferente das crianças de mesma idade. A atividade física é um importante mecanismo de desenvolvimento motor, cognitivo e social dos autistas e, portanto, a presença do profissional de educação física é fundamental na vida dessas pessoas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josiane Fujisawa Filus de Freitas, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Publicado

2017-08-26

Cómo citar

Pereira, F. S., & Freitas, J. F. F. de. (2017). Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Horizontes - Revista De Educação, 5(9), 100–112. https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.7644

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo