Educação para a infância: histórias na fronteira Brasil e Paraguai

STORIES ON THE BRAZIL AND PARAGUAY BORDERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16609

Palavras-chave:

História da Educação, Infância, Fronteira

Resumo

A constituição da história da educação está ligada às transformações sociais, culturais e políticas que acontecem na sociedade. Consequentemente, a história da educação para a infância e a história das instituições educativas que se organizaram para atender a este grupo específico também se relacionam às mudanças ocorridas no meio que as acolhe. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer a história da educação para a infância na fronteira Brasil e Paraguai, refletindo sobre algumas particularidades que a constituem e também compõem a história da educação fronteiriça. Através de pesquisas mais amplas, relacionadas ao desenvolvimento da tese de doutorado “Trajetórias de Formação de Professoras da Infância na Fronteira de Ponta Porã/BR e Pedro Juan Caballero/PY” (SILVA, 2020) e do trabalho de conclusão de curso “A Educação para a Infância no Contexto Fronteiriço entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY): Algumas Reflexões” (RODRIGUES, 2021), além de pesquisas bibliográficas respaldadas por revistas e livros digitais, artigos científicos, teses e dissertações que se aproximaram da temática, buscamos compreender como os
países apresentados organizaram esses espaços educativos e como as relações sociais e culturais influenciaram a constituição histórica das mesmas. Os resultados encontrados demonstraram poucos estudos sobre a temática nesta região, especialmente no que se refere a pesquisas e publicações voltadas para a fronteira de Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY), evidenciando assim
a necessidade de ampliar as discussões sobre a temática e expandir o leque de investigações e aprendizagens sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Cléa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados

UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

Natália Alvarenga Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Referências

ARCE, Alessandra. O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 9-25, abr. 2004. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 13 set. 2021.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro:Guanabara, 1981.

BALLER, Leandro. Fronteira e Fronteiriços: a construção das relações socioculturais entre brasileiros e paraguaios (1945-2014). Curitiba, PR: CRV, 2014.

BRASIL. IBGE. Censo Demográfico, 2021. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/ponta-pora/panorama>. Acesso em: 16 de jan. de 2021.

BRASIL, Constituição Brasileira. Brasília, 1988. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 08 jan. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL, Ministério da Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 jan. de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei. Acesso em: dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

CARDOZO, Efraim. Apuntes de la Historia Cultural del Paraguay. Paraguay: Editorial El Lector, 1996.

CDIF - Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (2011). Disponível em: http://cdif.blogspot.com/search/label/. Acesso em: 07 jan. 2021.

CORSARO, William. O estudo sociológico da infância. In: CORSARO, William. Sociologia da Infância. Tradução de Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DGEEC - Dirección General de Estadísticas, Encuestas y Censos. Assunção, Paraguay, 2015. Paraguay. Proyección de La Población por Sexo y Edad, Según Distrito, 2000-2025. Revisión 2015. Disponível em: https://www.dgeec.gov.py/microdatos/indicador.php?ind=MTY=. Acesso em: 17 de out. de 2020.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Volume 1: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

KISHIMOTO, Tizuko M. A pré-escla em São Paulo (1877-1940). São Paulo: Loyola, 1988.

KUHLMANN JUNIOR, M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

KUHLMANN JUNIOR, M.; FERNANDES, Rogério. Sobre a história da infância. In: MONARCHA, Carlos (org.). Educação da infância brasileira: 1875-1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. (Coleção Contemporânea).

KUHLMANN JUNIOR, M. Instituições Pré-escolares Assistencialistas no Brasil (1822-1922). Cad. Pesq., São Paulo, 780, p. 17-26, ago. 1991. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1027/1035. Acesso em: 23 out. 2021.

MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criança abandonada na história do Brasil,1726-1950. In: FREITAS, Marcos Cesar (Org.). História Social da Infância no Brasil. 3.ed. São Paulo: editora Cortez, 2001.

PARAGUAY. MEC/PY - Ministerio de Educación y Cultura. Marco Curricular de la Educación Inicial. 2005. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cms_v2/adjuntos/9517. Acesso em: 10 jan. 2022.

PARAGUAY. Constitución de la República de Paraguay, 1992. Disponível em: http://jme.gov.py/transito/leyes/1992.html . Acesso em: 18 out. 2021.

PARAGUAY. MEC/PY. MEC - BID (2005), Marco Curricular de la Educación Inicial. Programa de Mejoramiento de la Educación Inicial y Preescolar, Asunción.

PARAGUAY. Ley General de Educación, 1998. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cms/. Acesso em: 17 out. 2021.

PARAGUAY. Ley N° 1.680/01. Código de La Niñez y la Adolescencia. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cmsmec/wp-content/uploads/2010/02/codigoinfancia.pdf. Acesso em: 17 out. 2021.

PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto As crianças: contextos e identidades. Braga, Portugal: Centro de estudos da criança, 1997.

RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco (Orgs.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RODRIGUES, Natália A. A Educação para a Infância no Contexto Fronteiriço entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY): Algumas Reflexões. 2021. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS/CPPP.

SARMENTO, Manoel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELOS, V. M. R.; SARMENTO, M. J. Infância (in)visível. Araraquara, SP: Editora Junqueira Martins, 2007.

SEBRAE/MS. Mato Grosso do Sul sem fronteiras: características e interações territoriais: Brasil, Bolívia, Paraguai. (org. SEBRAE/MS)1. 1.ed. Campo Grande, MS: Visão: SEBRAE, 2010.

SILVA, Luciene Cléa da. Trajetórias de Formação de Professoras da Infância na Fronteira de Ponta Porã/BR e Pedro Juan Caballero/PY. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, 2020. Disponível no Repositório Institucional da UFGD em: https://portal.ufgd.edu.br/setor/biblioteca/repositorio.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Silva, L. C. da, Sarat, M., & Rodrigues, N. A. (2022). Educação para a infância: histórias na fronteira Brasil e Paraguai: STORIES ON THE BRAZIL AND PARAGUAY BORDERS. Horizontes - Revista De Educação, 11(19), 19–42. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16609

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE